Departamento de Eletrônica e Sistemas desenvolve ferramenta de planejamento de redes de fibra óptica

A iniciativa é coordenada pelo professor Joaquim Martins Filho

Os pesquisadores do Grupo de Redes Ópticas do Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE iniciaram na última segunda-feira (3) a execução de projeto de inovação e desenvolvimento de ferramenta computacional para o planejamento de redes de comunicação por fibra óptica. A iniciativa, coordenada pelo professor Joaquim Martins Filho, tem a parceria da empresa Padtec SA e conta com a participação de docentes pesquisadores do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), alunos de doutorado e de mestrado em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPE, alunos de graduação e pesquisadores colaboradores da UPE, UFRPE e UFAL.

Na iniciativa, que subsidia duas bolsas de doutorado, uma bolsa de mestrado e quatro bolsas para estagiários (alunos de graduação), será desenvolvido software e metodologia para facilitar o projeto de redes de comunicação por fibra óptica que servem de infraestrutura para internet, melhorando desempenho e reduzindo custos de implantação da rede. “Terá impacto no desenvolvimento no Brasil de tecnologia inovadora para empresa brasileira que atua em âmbito global, o que representará diferencial competitivo para a empresa em relação às concorrentes estrangeiras e na geração de empregos e de recursos humanos altamente especializados no país”, comemora o professor.

Segundo Martins Filhos, o trabalho de pesquisa e inovação consiste na criação e implementação em software de algoritmos para otimização do planejamento de rede, contando com uma etapa de realização de medidas utilizando infraestrutura (equipamentos e sistema por fibra óptica) na própria empresa, em Campinas, para validar os algoritmos. Inicialmente, os trabalhos ocorrerão de forma remota. A empresa parceira é financiadora do projeto via Lei de Informática e conta com o apoio administrativo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade).

Com sede em Campinas (SP), a Padtec SA é fabricante de equipamentos de sistemas e redes de comunicação de alta capacidade por fibras ópticas, e o projeto visa a implantação em software de algoritmos para a otimização das redes, para atender um determinado nível de desempenho com menor custo possível. “Essa colaboração com a Padtec SA já vem ocorrendo na UFPE sob minha coordenação, e esse projeto é 6ª fase, com dez meses de duração; agora vamos implantar novos algoritmos para aumentar as funcionalidades da ferramenta em desenvolvimento”, afirma o coordenador do projeto.

Professor Joaquim F Martins Filho
Coordenador do projeto – Departamento de Eletrônica e Sistemas