Departamento de Ciência Política tem alunos premiados no VII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política

Pesquisas premiadas lidam com temas diversos, indo de desastres naturais a populismo e o legislativo pernambucano

Alunos do Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam diversas premiações no VII Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, realizado nos meses de fevereiro e março. Ao final, foram selecionados alguns dos estudos em cada Grupo de Trabalho do encontro por sua excelência. O DCP foi o segundo departamento com mais premiações. Considerando trabalhos de alunos de mestrado, doutorado e graduação, o DCP obteve quatro distinções, ficando atrás apenas da USP, com seis. Destaque para o artigo do doutorando Anderson Henrique, que obteve 3º lugar na seleção geral. A UFPE também foi escolhida como próxima sede do evento, em 2023.

As pesquisas premiadas lidam com temas diversos, indo de desastres naturais a populismo e o legislativo pernambucano. “Institucionalmente, a conquista de prêmios científicos é um dos itens que integra o novo planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE. Em termos substantivos, esse tipo de reconhecimento revela o compromisso do nosso programa em oferecer treinamento de alta qualidade aos discentes. Os egressos e egressas da pós-graduação dominam um conjunto diferenciado de ferramentas teóricas e metodológicas e estão aptos a atuar competitivamente nos setores público e privado”, afirma o coordenador do programa, Dalson Figueiredo.

Confira a lista de trabalhos premiados

“Desastres naturais, recursos federais de emergência e eleições municipais no Brasil (2012): Evidências de um estudo de caso”. Anderson Henrique da Silva, doutorando, 1º lugar do GT Instituições Públicas, 3º lugar geral do Fórum

“O populismo na mídia: como dois grandes veículos de comunicação utilizam o conceito?”. Ulisses Braga Melo, doutorando, 2º lugar do GT Mídia, Política e Opinião Pública

“Vergonha internacional: identificando shaming por deslocamento interno”. Letícia Suely de Souza, mestranda, 2º lugar do GT Política Internacional e Política Externa