Curso sobre pesquisa participativa tem aula inaugural aberta ao público

Evento vai ser transmitido pelo canal oficial da UFPE no YouTube

A aula inaugural do “Curso de Extensão - Pesquisa Participativa: construindo caminhos para integração ensino, serviço e comunidade”, que acontece nesta sexta (2), das 9h às 11h, vai ser aberta ao público em geral. A professora Eliete Santiago, da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o professor Pedro Cruz, do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (Extelar) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vão ministrar a aula após a mesa de abertura. O evento vai ser transmitido pelo canal oficial da UFPE no YouTube

A iniciativa tem como objetivo desenvolver uma proposta formativa sobre a pesquisa participativa direcionada ao fortalecimento da integração ensino, pesquisa, serviço e comunidade. O curso visa ao compartilhamento de conhecimentos sobre abordagens teórico-metodológicas das pesquisas participativas e está fundamentado nos referenciais de Paulo Freire e nos princípios da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade (PPBC).

A capacitação é destinada a profissionais da rede de saúde, educação e assistência social de municípios parceiros na formação e campos de prática para cursos da área de saúde da UFPE; estudantes de graduação e pós-graduação; gestores e membros de conselhos participativos especialmente em Pernambuco e São Paulo; e pesquisadoras e pesquisadores de redes de pesquisa participativa.

O curso, realizado pela plataforma Google Meet, tem encontros quinzenais, mediados por tecnologias da informação e comunicação, e utiliza abordagens pedagógicas participativas. O diálogo e a troca de saberes são aspectos centrais da proposta, que estimula uma postura crítico-reflexiva e ativa, a correlação da teoria com a prática profissional dos envolvidos e a construção e fortalecimento de parcerias, redes e práticas colaborativas.

Coordenam a formação o Departamento de Terapia Ocupacional, em parceria com o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp), a Cátedra Paulo Freire, a Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segtes) da Secretaria de Saúde do Recife e a União dos Movimentos Populares de Saúde da Cidade de São Paulo (Umps).

Data da última modificação: 30/08/2022, 14:52