Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE agora tem cadáver sintético
Notícias Notícias
Curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE agora tem cadáver sintético
O equipamento didático foi adquirido por meio do projeto “Estruturação e Consolidação do NCV”, coordenado pelo professor Vitor Caiaffo
O Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE agora conta com um cadáver sintético que pode ser utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina, em Caruaru. O modelo oferece uma representação realista da anatomia humana, que inclui órgãos, músculos, ossos, articulações, tendões, sistema nervoso principal e componentes musculares.
O cadáver sintético SynDaver está no Laboratório de Anatomia Humana do NCV. O modelo anatômico é útil tanto para disciplinas do ciclo básico, como Anatomia e Fisiologia, quanto para aulas do ciclo clínico-profissional, visando a integração anátomo-funcional dos órgãos e tecidos corporais.
“A aquisição do cadáver sintético será de grande valia e importância para o processo de ensino-aprendizagem no Curso de Medicina – NCV, tendo em vista que não possuímos peças cadavéricas orgânicas para tal fim. Sendo assim, o cadáver sintético vem suprir uma demanda dos estudantes e professores para um processo de ensino mais completo, integrado e articulado com o Projeto Pedagógico do Curso”, afirma o professor Vitor Caiaffo.
O equipamento didático foi adquirido por meio do projeto “Estruturação e Consolidação do NCV”, coordenado pelo professor Vitor Caiaffo, apoiado e executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE). O investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.
Mais informações
Núcleo de Ciências da Vida
secretaria.ncv@ufpe.br
(81) 2126.9162