Notícias Notícias

Voltar

Curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE agora tem cadáver sintético

O equipamento didático foi adquirido por meio do projeto “Estruturação e Consolidação do NCV”, coordenado pelo professor Vitor Caiaffo

O Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE agora conta com um cadáver sintético que pode ser utilizado em atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina, em Caruaru. O modelo oferece uma representação realista da anatomia humana, que inclui órgãos, músculos, ossos, articulações, tendões, sistema nervoso principal e componentes musculares.

O cadáver sintético SynDaver está no Laboratório de Anatomia Humana do NCV. O modelo anatômico é útil tanto para disciplinas do ciclo básico, como Anatomia e Fisiologia, quanto para aulas do ciclo clínico-profissional, visando a integração anátomo-funcional dos órgãos e tecidos corporais.

“A aquisição do cadáver sintético será de grande valia e importância para o processo de ensino-aprendizagem no Curso de Medicina – NCV, tendo em vista que não possuímos peças cadavéricas orgânicas para tal fim. Sendo assim, o cadáver sintético vem suprir uma demanda dos estudantes e professores para um processo de ensino mais completo, integrado e articulado com o Projeto Pedagógico do Curso”, afirma o professor Vitor Caiaffo.

O equipamento didático foi adquirido por meio do projeto “Estruturação e Consolidação do NCV”, coordenado pelo professor Vitor Caiaffo, apoiado e executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE). O investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.

Mais informações
Núcleo de Ciências da Vida

secretaria.ncv@ufpe.br
(81) 2126.9162

Data da última modificação: 19/07/2024, 15:15