Curso de Comunicação Social de Caruaru e Rádio Paulo Freire são destaque em premiação nacional de rádios universitárias

UFPE conquistou todos os prêmios da categoria Radiodrama no I Prêmio Rubra de Rádio Universitário

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou todos os prêmios da categoria Radiodrama no I Prêmio Rubra de Rádio Universitário, que avaliou produções sonoras em torno da pandemia de Covid-19 desenvolvidas por emissoras de rádio e webrádios universitárias ou por projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos em universidades públicas, privadas, comunitárias ou confessionais brasileiras. O primeiro lugar ficou com “O Auto da Compadecida em tempos de pandemia”, o segundo lugar com “Manda no zap – Bodega do Seu Mané” e o terceiro com “Santos conectados no combate à Covid 19”.

“O Auto da Compadecida em tempos de pandemia” e “Santos conectados no combate à Covid-19” são produções realizadas como parte de projetos de extensão realizados no curso de Comunicação Social da UFPE em Caruaru. O segundo colocado foi uma produção da Rádio Universitária Paulo Freire.

“O Auto da Compadecida em tempos de pandemia” é uma radionovela produzida no projeto de extensão “Radionovela: literatura nas ondas do rádio”, a partir da obra de Ariano Suassuna, que foi adaptada para trazer discussões sobre o coronavírus (incluindo na história o Capitão Covid), fake news, além de questões econômicas e políticas, que dificultam a eficácia do isolamento social. A radionovela foi produzida por estudantes dos cursos de Comunicação e Design da UFPE, Campus Caruaru, sob a coordenação da professora Giovana Mesquita e vice-coordenação da professora Sheila Borges. O produto foi dividido em nove episódios gravados e veiculados entre os dias 6 de maio e 4 junho em rádios educativas, pública e comunitárias pernambucanas, além de plataformas de streaming, como Spotify (basta procurar por “Radionovela: literatura nas ondas do rádio”).

“Santos Conectados no Combate à Covid-19” é também uma radionovela com quatro episódios, criada em junho, com o objetivo de alertar à população, sobretudo a de maior vulnerabilidade social, sobre a importância da prevenção, usando a festa junina tradicional do Nordeste brasileiro para orientar a população sobre os riscos do coronavírus. A radionovela é uma das produções do projeto de extensão “Solte sua voz: os invisíveis midiáticos” desenvolvido no curso de Comunicação do CAA, tendo a coordenação da professora Giovana Mesquita e a vice-coordenação da professora do curso de Medicina Carolina Paz, reunindo oito estudantes dos cursos de Comunicação e de Design, do CAA da UFPE. Na radionovela, os santos juninos se conectam com os fiéis através de conversas no aplicativo Whatsapp. Durante os diálogos, os santos reafirmam a importância de ficar em casa, manter o distanciamento social e seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde. O conteúdo pode ser acessado no Spotify e na página do Instagram do projeto Solte Sua Voz.

A Bodega do Seu Mané é uma série de spots veiculados pelas emissoras universitárias da UFPE e distribuído por lista de transmissão pelo Whatsapp e bicicletas com caixas de som. Com muito bom humor, a série trata de situações e comportamentos cotidianos durante a pandemia a partir das trapalhadas de Chico, cliente e amigo de Seu Mané, dono de uma bodega do interior. A “Bodega de Seu Mané” faz parte do “Manda no zap”, uma iniciativa de produção de spots, de aproximadamente um minuto, com linguagem bem popular, direcionados especialmente para comunidades e espaços periféricos. Os spots são produzido por uma equipe formada por professores e estudantes do Departamento de Comunicação, ligados à Rádio Paulo Freire, e do Departamento de Ciências Geográficas, que atuam em ações extensionistas nas periferias.

Os personagens Chico e Seu Mané foram criados e são interpretados pelo estudante do curso de Rádio, TV e Internet do Departamento de Comunicação Wilson Teixeira da Silva Araújo, sob orientação da professora Yvana Fechine. Todos os episódios do “Manda no zap”, incluindo a Bodega do Seu Mané, podem ser acessados em seu site.

INICIATIVA – O I Prêmio Rubra de Rádio Universitário é uma iniciativa da Rede Brasileira de Rádios Universitárias e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), sob a coordenação das professoras Debora Cristina Lopez (UFOP/UFPR) e Nelia Rodrigues Del Bianco (UnB/UFG). O objetivo é dar visibilidade à produção informativa das rádios universitárias sobre a Covid-19, realçando a sua contribuição para o combate à desinformação. A premiação será feita em evento online no dia 7 de dezembro, às 17h, em enderec¸o a ser informado pelas redes sociais das entidades organizadoras.

Data da última modificação: 05/11/2020, 16:57