Notícias Notícias

Voltar

CRCN-NE comemora seus 25 anos promovendo semana repleta de palestras e mesas-redondas

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, participará da sessão de abertura

A partir da próxima segunda-feira (14), o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) dará início a semana comemorativa dos seus 25 anos com uma série de palestras e mesas-redondas que serão promovidas. O evento de abertura terá início às 9h e será transmitido através da plataforma Google Meet.  Participarão da sessão de abertura o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi; o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN, Madison Coelho Almeida; o reitor da UFPE, Alfredo Gomes; a diretora do Cetene, Giovanna Machado, além do diretor do CRCN-NE, Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira. Todos os eventos são abertos ao público.

Na sequência, haverá apresentações sobre Pesquisa e Inovação na Pandemia, Robô Aurora, UV Clean, o uso prolongado de protetores respiratórios na rotina hospitalar (colaboração entre o CME/HR e o CRCN-NE), elementos traços no sangue de pacientes Covid-19 (colaboração entre o HOF e o CRCN-NE) e reutilização de fonte de Co-60 para construção de um irradiador para ensaios biológicos.

À tarde, das 14h às 16h40, acontecerá o “Workshop Atividades de Pesquisa no CRCN-NE: Energia Nuclear Projetando o Futuro – Reatores Inovadores”, do Grupo de Engenharia de Reatores do CRCN-NE. Para esse evento, haverá emissão de certificado aos presentes.

No dia 15, às 10h, será realizada a palestra “Mamografia e biossegurança em tempos de pandemia da Covid-19”, ministrada por Ricardo Silvério, pesquisador pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI) CNPq/CRCN-NE/CNEN. No dia seguinte, às 14h, haverá a palestra “Proteção Radiológica: o serviço e sua importância”.

A semana segue com mais dois eventos. Na quinta-feira (17), às 10h, acontecerá a palestra “Emergência Radiológica”. Já no dia 18, no mesmo horário, será vez das apresentações sobre os 11 anos de atividade da Radiofarmácia do CRCN-NE.

Nos dias 25, 28, 29 e 30, o CRCN-NE mantém sua tradição de formação de recursos humanos com as apresentações dos seminários de Iniciação Científica, sempre começando às 10h. Os participantes desta atividade também receberão certificado.

Mais informações
ascomcrcn@cnen.gov.br

Data da última modificação: 11/06/2021, 20:23