Notícias Notícias

Voltar

Covid-19 nas comunidades pesqueiras é tema de live amanhã (2)

Professor Cristiano Ramalho, do PPGS, é um dos participantes da live

A Covid-19 nas Comunidades Pesqueiras é tema de live a ser realizada, amanhã (2), às 19h, no Facebook da Secretaria de Município da Pesca do Rio Grande (RS). O evento contará com a participação do professor Cristiano Ramalho, do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Ele é um dos mais respeitados pesquisadores da Socioantropologia da Pesca do país.

O professor Cristiano Ramalho abordará os impactos do novo coronavírus em aspectos como saúde, comércio e trabalho da pesca, além das condições de vida de pescadores e pescadoras de comunidades brasileiras, com destaque para o Nordeste e para Pernambuco. O docente, que também é líder do Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar) da UFPE e membro do Comitê UFPE SOS Mar e do Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras, ainda apresentará resultados do estudo “A experiência das Comunidades Pesqueiras Pernambucanas em Relação às Tragédias do Petróleo e do Novo Coronavírus”, a ser publicado na revista Latin American Perspectives.

Neste trabalho, são avaliados os impactos da Covid-19 e do vazamento de petróleo que atingiu principalmente o litoral nordestino, em 2019, colapsando a economia das comunidades pesqueiras. Segundo Ramalho, a soma desses fatores fragilizou ainda mais a situação dos pescadores e das pescadoras do Nordeste.

Amanhã (2), também participam da live o secretário de município da Pesca do Rio Grande, Ederson Silva; o coordenador do Fórum da Lagoa dos Patos, Nilmar Conceição; e o educador e gestor escolar na comunidade Torotama em Rio Grande, Sicero Miranda.

O evento faz parte da série de lives “Pesca no Face”, a qual visa a discutir as mudanças provocadas pela Covid-19 na vida de pescadores e pescadoras artesanais, a partir da participação de gestores públicos, comunitários e estudiosos do tema. A iniciativa é da Secretaria da Pesca do Rio Grande e do Fórum da Lagoa dos Patos (RS).

PODCAST – Os impactos da Covid-19 e do vazamento de petróleo nas praias também são tema de podcasts realizados pelo Nuhumar-UFPE. Conheça mais sobre o programa “Vozes da Pesca Artesanal” aqui. 

Data da última modificação: 12/06/2020, 09:10