Coordenadoria de Estudos da África promove conferência sobre a Moçambique pós-colonial

Processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais de culturas locais será analisado

A Coordenadoria de Estudos da África, ligada ao Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, promove nesta quarta-feira (15), às 17h, a conferência "Um epistemicídio a partir de dentro? Análise do caso de Moçambique pós-colonial". A atividade de encerramento do ano da CEA vai marcar ainda o aniversário de criação do Instituto de Estudos da África, que se tornou coordenadoria em 2021.

O colóquio acontecerá de forma exclusivamente virtual, a partir de transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Estudos Avançados da UFPE no YouTube. No evento, será analisado, a partir da experiência do povo Makhuwa, o processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais de diversas culturas locais por parte do estado moçambicano independente, o que resultou em conflitos e reclamações de novas identidades locais.

O encontro contará com a participação, como conferencista, da professora Laura António Nhaueleque, docente e pesquisadora na Universidade Aberta de Lisboa na área de relações interculturais e direitos humanos. Já como debatedor, estará presente Luca Bussotti, professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e investigador no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa. A conferência terá mediação da professora Luiza Reis, docente e pesquisadora da UFPE.

Data da última modificação: 14/12/2021, 18:23