Coordenador do Nepe participa de congresso de Antropologia na Irlanda

Renato Athias será painelista no dia 28 à tarde

Começa hoje (26), em Belfast, na Irlanda, a 17ª Conferência Bienal da Associação Europeia de Antropólogos Sociais (Easa), um dos principais congressos europeus de Antropologia. Nesta edição do encontro, estará presente o professor Renato Athias, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE, que, em conjunto com o antropólogo Nuno Porto, diretor do Museu Antropológico de Vancouver e professor da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), estará coordenando um importante painel, intitulado “Povos Indígenas, Antropólogos, Coleções Etnográficas e Transformação de Museus”, no dia 28, das 14h45 às 16h30.

O painel contará com a antropóloga Cláudia Augustat, do Museu do Mundo de Viena (Áustria), como debatedora. As apresentações do painel giram em torno dos museus e a participação dos povos indígenas nas transformações destes espaços, evidenciando as experiências de “decolonizar”' os museus e as coleções etnográficas que se referem aos povos indígenas da América do Sul.

Também participam deste debate os antropólogos que há muitos anos vêm trabalhando a temática das coleções etnográficas e que fazem parte de rede de estudos e pesquisas na Europa e na América do Sul, são eles: Salima Cure, do Cepam, da Universidade Nacional de Colombia (de Letícia); Paride Bollettin, da Universidade de Brno (República Checa); Vanessa Calvimontes Diaz, do Grupo de Investigadores e Museus da Universidade de Salamanca; bem como Anna Bottesi, da Universidade de Turim.

O tema geral deste evento, que possui cerca de 180 painéis, além das mesas-redondas, mostras de filmes e workshops, é “Transformação, Esperança e as Coletividades” e está sendo organizada pela Escola de História, Antropologia, Filosofia e Política (HAPP) da Queen's University Belfast.

Data da última modificação: 26/07/2022, 15:46