Notícias Notícias

Voltar

Conselho Universitário da UFPE dialoga com Sintufepe sobre retomada presencial das atividades administrativas

Segundo a Progepe, 99% dos mais de quatro mil servidores que responderam o formulário sobre vacinação se imunizaram contra a covid-19

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, na última segunda-feira (27), sua 3ª Sessão Ordinária, de forma presencial, após cerca de um ano e meio de discussões remotas durante a pandemia. A reunião foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes, no Auditório Ricardo de Carvalho Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). A pauta do dia trouxe, entre outros pontos, a apreciação do Relatório Anual de Gestão e Balanço Contábil e Patrimonial 2020 da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) e a atualização do Código de Ética da Universidade. Além dos conselheiros presentes e convidados, a reunião contou com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe) - Seção UFPE, para diálogo sobre a retomada presencial das atividades administrativas.

O debate sobre esse ponto começou com apresentação do médico infectologista Danylo Palmeira, chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE, sobre a melhoria dos indicadores da pandemia em Pernambuco. Ele destacou a queda nos números de casos de covid, de óbitos, da taxa de ocupação de leitos e da taxa de reprodução da transmissão do coronavírus, o que está relacionado ao aumento da cobertura vacinal da população, de acordo com o infectologista. O médico também defendeu a eficácia do distanciamento social e do uso de máscaras cirúrgicas e artesanais para evitar a proliferação do vírus.

Foto: Anderson Lima

Reunião foi realizada no auditório do CCEN

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Brunna Carvalho, apresentou o dado de que 99% dos mais de quatro mil servidores da UFPE que responderam o formulário de consulta sobre vacinação se imunizaram contra a covid-19 e enviaram os cartões. Ela destacou que a Resolução 04/2021 do Consuni amplia a retomada das atividades presenciais na Universidade e orienta os servidores a voltarem ao trabalho presencial 21 dias após a imunização completa, em esquema de rodízio, para garantir o distanciamento social e com uso de máscaras. Brunna Carvalho explicou que, para retorno mais amplo dos estudantes, cujas turmas, na maioria das vezes, costumam ter mais de 50 pessoas matriculadas, é necessário aguardar que eles também concluam o esquema vacinal. 

A gestora da Progepe ainda enfatizou a existência de uma mesa de diálogo e negociação permanente com o sindicato desde o início da atual gestão e o histórico de discussões realizadas sobre a retomada das atividades presenciais na UFPE, citando as reuniões do Conselho de Administração (Consad-UFPE) e do Grupo de Trabalho (GT) Covid-19 da UFPE, que conta com especialistas em infectologia, segurança do trabalho, saúde coletiva e outras áreas. O GT permanece à disposição dos setores que precisarem de suporte para elaborar os planos de retomada. “Desde agosto de 2020, saíram resoluções da área de ensino, pesquisa e extensão sobre a retomada de algumas atividades presenciais. Desde setembro do ano passado, foi solicitado plano de retomada dos centros acadêmicos, que agora está em fase de atualização. Estamos agora na 6ª etapa do nosso plano de retomada, que é a volta gradativa das atividades administrativas”, disse Brunna Carvalho. 

A representante da Progepe ainda destacou que os servidores que têm comorbidades podem solicitar avaliação sobre a possibilidade de permanência em trabalho remoto através de requerimento ao Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), e que os trabalhadores e estudantes que apresentarem sintomas também podem passar por triagem e testagem na UFPE.

O vice-reitor Moacyr Araújo afirmou que a UFPE sempre se pautou pela ciência. “Nos baseamos nos dados epidemiológicos para decidir pelo trabalho remoto e recorremos a esses mesmos indicadores para deliberar, no Conselho Universitário, pelo aumento da presencialidade nos nossos campi, com respeito às medidas de biossegurança. Reivindicamos muito no Comitê Estadual de Vacinação para garantir a vacinação prioritária dos trabalhadores da educação. Agora, como vamos dizer à sociedade que não vamos voltar presencialmente depois de conseguirmos vacinar a grande maioria dos nossos servidores?”, questionou o vice-reitor, que também preside o GT Covid da UFPE.

O reitor Alfredo Gomes também reiterou que todos os indicadores da pandemia sugerem que há condições para retomada das atividades presenciais na Universidade, de forma gradativa, como estabelece a resolução. “Estamos num processo de preparação da UFPE para a fase 7 do plano de retomada, em 2022, quando pretendemos ampliar ainda mais a oferta de disciplinas presenciais. Ampliamos o contrato de limpeza da Universidade, restabelecemos o funcionamento do ônibus circular UFPE na última segunda-feira (27) e continuamos produzindo álcool na Universidade”, disse o gestor, que também destacou a instalação de barreiras acrílicas nas bibliotecas, a disponibilização de protetor facial e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) realizadas de acordo com levantamento feito nas unidades.

Data da última modificação: 30/09/2021, 10:33