Conselho Universitário aprova resoluções e Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2019-2023)

Reunião foi realizada na sexta-feira (20) à tarde e as íntegras serão publicadas em breve no Boletim Oficial da UFPE

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou três projetos de resolução - sobre o atendimento de acessibilidade e inclusão educacional, o relacionamento entre a UFPE e a Fundação de Apoio (Fade) e a concessão de licença capacitação para servidores – e o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2019-2023). A reunião foi realizada na sexta-feira (20) à tarde, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. As íntegras serão publicadas em breve no Boletim Oficial da UFPE.

A resolução sobre o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional considera a necessidade de instituir uma política para melhor atender docentes, técnicos administrativos e discentes, sejam eles pessoa com deficiência nas áreas auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla; com transtorno do espectro autista (TEA); com altas habilidades/superdotação; com transtorno específico da aprendizagem: dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); e/ou com mobilidade reduzida.

Outra resolução aprovada modifica a Resolução n° 08/2018, que regulamenta o relacionamento entre a UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade (Fade), considerando a necessidade de se ajustarem as normas para disciplinar os procedimentos operacionais e financeiros de projetos de ensino, pesquisa, extensão e de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e inovação, desenvolvidos no âmbito da UFPE com a colaboração da fundação de apoio.

A concessão de licença para capacitação aos servidores da UFPE é o tema da terceira resolução aprovada. Ela leva em conta a importância da capacitação e qualificação do pessoal docente e técnico-administrativo em educação, no âmbito de uma política institucional que enfatize o desenvolvimento dos servidores e da UFPE, observando os seus objetivos estratégicos e a sua missão. A licença para capacitação poderá ser concedida a cada cinco anos de efetivo exercício no serviço público federal.

Já o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma exigência legal instituída pelo Decreto n° 5.773, de 9 de maio de 2006, artigos 15 e 16, como documento que reúne elementos do planejamento estratégico das instituições de ensino superior para um horizonte de atuação de cinco anos. Estão incluídos no PDI elementos tradicionais de planejamento, como missão, visão e valores além de elementos específicos para instituições de ensino, como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Data da última modificação: 24/09/2019, 13:50