Notícias Notícias

Voltar

Confira no YouTube da TVU as últimas edições do Opinião Pernambuco

Programa vai ao ar ao vivo às 18h na Rádio Universitária FM, com transmissão em tempo real pelo YouTube, e na Rádio Paulo Freire às 8h30

O programa Opinião Pernambuco debateu, na última semana, os livros “Comentários a um delírio militarista” e “Tarcísio Pereira: todos os livros do mundo”, e trouxe os temas “Xenofobia e Preconceito nas Eleições”, o “Estado Atual das Universidades Federais” e a “Nova Cara do Congresso Nacional”.

O programa de entrevistas e debates que traz os melhores especialistas de cada assunto vai ao ar ao vivo às 18h nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. A transmissão também pode ser acompanhada em tempo real pelo canal da TVU no YouTube

O livro “Comentários a um Delírio Militarista” foi assunto do programa. Ao reunir análises sobre o documento “Projeto de Nação – O Brasil em 2035”, lançado em maio deste ano, a obra representa uma oportunidade de observação do pensamento militar brasileiro. Para falar sobre a assunto, o programa recebeu o organizador do livro, Manuel Domingos Neto, doutor em História pela Universidade de Paris, fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos da Defesa.

O homem que, na década de 1990, conduziu a maior livraria do País, tem o seu perfil publicado pela Companhia Editora de Pernambuco. “Tarcísio Pereira: Todos os Livros do Mundo” teve o título escrito pelo jornalista Homero Fonseca, convidado do programa, e apresenta a trajetória do livreiro e da icônica Livro 7, inaugurada no Recife em 27 de julho de 1970 e fechada em 2000.

Finalizada a apuração do primeiro turno das eleições, os eleitores da Região Nordeste se tornaram alvo de ataques xenofóbicos nas redes sociais, que partiram principalmente dos eleitores do presidente Jair Bolsonaro. Isso porque, na região, Lula teve 12,9 milhões de votos a mais que Jair Bolsonaro. Mais tarde, o próprio Bolsonaro endossou o discurso preconceituoso insinuando em uma live que os nordestinos votam em Lula por que são analfabetos. A onda de preconceito não é novidade e vem se repetindo há algumas eleições. Por isso, xenofobia e preconceito nas eleições foi tema discutido no programa. O Opinião Pernambuco recebeu Liana Lewis, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, e Cibele Barbosa, historiadora e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.

Desde 2016, as universidades federais têm sofrido frequentes cortes e contingenciamentos. Enquanto em 2011 o orçamento discricionário ficava na casa dos R$ 12 bilhões, em 2021, esse valor caiu para R$ 4,4 bilhões. Na última semana, o governo Bolsonaro chegou a anunciar o bloqueio de mais 2,4 bilhões do orçamento do Ministério da Educação, mas voltou atrás na decisão após o assunto ter repercutido mal para sua campanha à reeleição. Mesmo assim, muitos reitores alertam para o risco de as universidades pararem por falta de recursos para pagar o básico. Para conversar mais sobre o assunto, o Opinião Pernambuco trouxe o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Alfredo Gomes, e Marcelo Carneiro Leão, reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O Opinião Pernambuco analisa a “Nova Cara do Congresso Nacional”. Na Câmara dos Deputados, o Partido Liberal (PL) manteve a posição de maior bancada ao ampliar suas cadeiras das atuais 76 para 99. Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores subiu de 56 para 68. Já no Senado, o PL elegeu 14 senadores e o PT, 4. O que os números sugerem em relação à montagem da base tanto de um governo Lula quanto de um novo governo liderado por Jair Bolsonaro? O programa recebeu Leon Victor, professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador da Graduação em Ciência Política, e Ernani Carvalho, professor do Departamento de Ciência Política e coordenador do Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco.

Data da última modificação: 19/10/2022, 15:50