Confira as novas edições do Opinião Pernambuco disponíveis no YouTube

Programa vai ao ar na TVU, de segunda a sexta, às 19h40, e nas rádios Universitária FM e Paulo Freire AM

A decadência no futebol pernambucano, a perda do poder aquisitivo do brasileiro, o conflito no Iêmen, o golpe civil-militar e a política contemporânea e o livro do jornalista Ricardo Leitão, “Tempos trágicos – Relatos sobre o Desgoverno Bolsonaro”, foram os temas do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU, canal 11.1, e no YouTube, de segunda a sexta-feira, às 19h40, e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820, às 8h30.

Desde o início de 2022, o futebol pernambucano vem apresentando derrotas dentro e fora de campo, o que deixa o torcedor pouco esperançoso quanto a dias melhores. A perda de prestígio na cena nacional é constante e parece não chamar a atenção de dirigentes locais que pouco fazem para reverter o quadro. O Opinião Pernambuco discutiu a Decadência do Futebol Pernambucano com o jornalista Kauê Diniz.

O Brasil está há um semestre com inflação ao consumidor acumulada acima de 10%, apontam dados divulgados pelo IBGE. Durante a crise sanitária, cadeias produtivas globais foram desajustadas, causando desordem entre oferta e procura. Ao mesmo tempo, petróleo e commodities agrícolas tiveram alta. Para complicar a situação, os efeitos econômicos da guerra entre Ucrânia e Rússia devem aumentar mais ainda os preços dos produtos. O tema do Opinião Pernambuco foi a perda do poder aquisitivo no país. O programa recebeu Marcelo Neri, diretor do FGV Social.

O Opinião Pernambuco abordou o Conflito no Iêmen, considerado pela Organização das Nações Unidas, a crise humanitária mais grave do mundo. A guerra civil no país da Península Arábica, que teve início em 2014, já deixou mais de dez mil crianças iemenitas mortas ou mutiladas. Ao todo, 11 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária, duas milhões estão fora da escola e 400 mil sofrem de malnutrição severa. Apesar desse cenário, qual foi a última vez que você leu ou ouviu algo sobre o Iêmen? O programa contou com a participação de Andrew Traumann, professor de Relações Internacionais do Centro Universitário Curitiba e pesquisador associado do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Oriente Médio.

No dia de mais um aniversário do golpe civil-militar de 1964, o Opinião Pernambuco discutiu as ameaças que rondam a democracia brasileira. Diante de uma série de dúvidas a respeito do futuro político, econômico e sanitário do país, há uma certeza no calendário: as eleições de outubro. Analistas do cenário político nacional temem que o atual presidente não aceite uma eventual derrota e isso leve a novas tentativas de ruptura democrática. Para esse debate, o programa recebeu Túlio Velho Barreto, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

O Opinião Pernambuco discutiu o livro “Tempos Trágicos – Relatos sobre o Desgoverno Bolsonaro”. Reunião de reflexões relacionadas às polêmicas, às ameaças anti-democráticas e à condução da pandemia da covid-19 pelo governo, a obra traça uma linha temporal dos acontecimentos que impactaram a opinião pública. O programa recebeu o autor do livro, o jornalista Ricardo Leitão.

Data da última modificação: 05/04/2022, 18:16