Conferência “100 anos de Paulo Freire: Comunicação #EntreSaberes para a transformação do mundo” marca abertura do 6º Enexc

Evento acontece hoje e amanhã (25), virtualmente, com extensa programação

A coordenadora da Cátedra Paulo Freire, professora Eliete Santiago, proferiu a palestra de abertura do 6º Encontro de Extensão e Cultura (Enexc) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deste ano, realizado virtualmente. A conferência teve como tema “100 anos de Paulo Freire: Comunicação #EntreSaberes para a transformação do mundo” e trouxe o legado de Paulo Freire em diálogo com o tema do encontro, “Comunicação entre saberes para a transformação do mundo”. A cerimônia teve momento cultural com a apresentação artística “Patchwork: Alinhavos de Memórias, uma proposta de acessibilidade e audiodescrição em videodanc¸a”.

Eliete parabenizou a iniciativa da gestão de criar a comenda Paulo Freire e agradeceu, especialmente, à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), organizadora do evento, pelo investimento nas ações extensionistas e que contemplam os referenciais freireanos. “A UFPE, a Proexc e a Cátedra Paulo Freire juntam-se ao mundo na comemoração dos cem anos de Paulo Freire. Hoje, mais uma vez, realizamos uma celebração de uma educação comprometida com a dignidade humana, comprometida com aqueles e aqueles que estão subjugados e silenciados historicamente em razão da sua cor, raça, gênero e território”, enalteceu ela.

Para a docente, os princípios de Paulo Freire continuam inspirando pessoas que veem na educação instrumento de transformação social. “Essa é a universidade que Paulo Freire sonhou, uma razão de orgulho, mas também de compromisso com uma educação dialógica, que encarna o sonho de Paulo Freire com uma sociedade justa e soberana”, destacou. Nessa concepção de educação, o conhecimento não pode ser transferido, mas construído, com parte da realidade social, reproduzida de forma relacional, levando em consideração o sujeito, explicou Eliete. A pesquisadora também resgatou o Serviço de Extensão Cultural (SEC), primeiro órgão responsável por atividades extensionistas na Universidade e embrião da atual Proexc.

O reitor Alfredo Gomes, na abertura do evento, reafirmou o compromisso com a pauta da extensão e cultura. “Nós procuramos, desde o inicio da gestão, conseguir meios de poder equiparar, com recursos e investimentos, as ações extensionistas com as demais ligadas às pró-reitorias fins da Universidade, mesmo num momento de grandes cortes na educação, que impactam diretamente na pauta da cultura e da extensão”, afirmou. Para Alfredo, esse esforço está cada vez mais articulado com os poderes municipais, quando levamos núcleos de extensão para as cidades do interior ou por meio de convênios. “A presença da Universidade, por meio das ações de cultura e extensão, tem um potencial de elevar as capacidades da instituição na formação e construção de pontes com a sociedade”, destacou.

O 6° Enexc acontece hoje e amanhã (25), virtualmente, com extensa programação, dividida entre conferências, apresentação de trabalhos, apresentações culturais, painéis e oficinas. As conferências de abertura e apresentações culturais são transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Proexc. As apresentações de trabalhos e oficinas acontecem em salas do Google Meet.

Instagram Proexc @extensaoecultura.ufpe

Data da última modificação: 25/11/2021, 16:38