Notícias Notícias

Voltar

Sessão de Cinema Pernambucano retorna à TVU em parceria com a Cinemateca Pernambucana amanhã (9)

Nova temporada apresenta “Aitaré da Praia”, “A filha do advogado” e “Veneza americana”

Foto: Cortesia/Cinemateca Pernambucana/Fundaj

Fotograma de “Aitaré da Praia”, que integra o Ciclo do Recife

Amanhã (9), às 22h, o Sessão de Cinema Pernambucano volta à TVU (canal 11.1) com uma nova temporada do programa, iniciando o mês com uma grande festa ao cinema. Serão seis filmes exibidos com ênfase na história, memória e vanguarda do cinema feito no estado. É o caso dos três primeiros filmes da temporada, que pertencem ao Ciclo do Recife, período entre 1926 e 1931, onde os cineastas apresentam a potência pernambucana registrada em imagens em movimento: “Aitaré da Praia” será exibido amanhã (9). Já “A filha do advogado”, nos dias 16 e 23 deste mês. E, finalizando a seleção do Ciclo do Recife, “Veneza americana” será exibido nos dias 30 deste mês e 6 de novembro, sempre às 22h.

Fruto de uma parceria com a Cinemateca Pernambucana (Fundaj), a exibição desses filmes serve como uma homenagem aos 125 anos de criação da sétima arte, bem como uma tentativa de estimular e reavivar a memória cultural da territorialidade do que se produz em termos de cinema, de cultura. “Esse Ciclo representa uma postura de vanguardismo de nosso cinema, numa época de pioneirismo e ousadia de seus realizadores”, ressalta Luiz Lourenço, diretor do programa.

Considerado um dos melhores e mais bem finalizados filmes em 35mm do Ciclo do Recife, “Aitaré da Praia” (60’, 1925), dirigido Gentil Roiz, é uma narrativa regional sobre jangadeiros, trazendo imagens de pescadores e jangadas no litoral do Estado e se estabelecendo como símbolo do movimento. 

Em contrapartida, “A filha do advogado” (90’, 1926), dirigido por Jota Soares, tenciona o urbanismo recifense, suas pontes, casarios e o vai e vem de automóveis, enquanto que o documentário “Veneza americana” (68’, 1925), de Ugo Falangola, J. Cambieri, expõe o trabalho, extrativismo, urbanidade e solenidade do território de seu tempo. O programa pode ser assistido pela TVU (11.1) aos sábados a partir de outubro, bem como pelo site da emissora. 

Data da última modificação: 08/10/2021, 17:40