Notícias Notícias

Voltar

Começam inscrições de projetos na 23ª Ciência Jovem – Feira Internacional de Ciências de Pernambuco

A expectativa é reunir 270 trabalhos de todo o Brasil e de outros países de 9 a 11 de novembro

Têm início hoje (1°) as inscrições definitivas de projetos para a 23ª Ciência Jovem – Feira Internacional de Ciências. A feira é promovida pelo Espaço Ciência, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), e a expectativa é reunir 270 trabalhos de todo o Brasil e de outros países de 9 a 11 de novembro. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 deste mês. Já as feiras afiliadas têm até o dia 15 deste mês para inscrever projetos.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, conforme indicado abaixo:

Inscrições de projetos (gerais)

Inscrições de projetos (Feiras Afiliadas)

Cada escola pode apresentar dois projetos, desde que em categorias diferentes. São cinco categorias: Iniciação à Pesquisa, para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, para estudantes de Ensino Médio; e Francis Dupuis, para projetos internacionais.

Os projetos devem ser representados por um professor e dois alunos. As 48 feiras que registraram sua afiliação podem indicar até três projetos.

Todos os projetos passarão por um processo de seleção, realizado por um comitê que avaliará o cumprimento das normas de inscrição e das regras de pesquisa; adequação do trabalho aos objetivos da categoria; apresentação de todo o material e informações solicitadas; criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; e clareza de apresentação na documentação do projeto.

A lista dos 270 projetos selecionados será divulgada pelo site e fanpage do Espaço Ciência no dia 20 de setembro.

A Ciência Jovem inclui, ainda, a categoria Educação Científica, voltada para professores. Os projetos terão o formato de relato reflexivo de uma experiência pedagógica vivenciada pelo professor com alunos da educação básica e ensino técnico profissionalizante, e serão expostos na forma de pôster. Poderá se inscrever apenas um professor por projeto.

Data da última modificação: 01/08/2017, 13:43