Com gestão da UFPE, Embarcação Ciências do Mar IV será usada para atividades de ensino e pesquisa no NE

Demanda é resultado de estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar

As atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação da Região Nordeste ligados às Ciências do Mar terão reforço, a partir de 2020, com a chegada de uma embarcação a ser gerida pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No dia 18 deste mês, o reitor Alfredo Gomes assinou contrato com a empresa Ipom Marine – Instituto de Apoio Portuário, Offshore e Marítimo para a prestação de serviços de gestão na operação, conservação e manutenção preventiva e corretiva da Embarcação Ciências do Mar IV.

Embarcação está em fase de finalização no estaleiro

O “Laboratório de Ensino Flutuante – Embarcação Ciências do Mar IV” contribuirá com horas de embarque dos estudantes de graduação em Oceanografia, carga horária exigida para obtenção do diploma; possibilitará aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação participarem das aulas teóricas e práticas em campo/mar; dará segurança e estrutura física necessárias aos estudantes embarcados; e fornecerá informações aos estudantes para o desenvolvimento de monografias, dissertações e teses.

“A Embarcação Ciências do Mar IV poderá ser usada por todas as universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de Ciências do Mar, mas o gerenciamento operacional ficará aos encargos da UFPE, juntamente com uma empresa contratada pela Universidade para operar e manter o navio de forma que ele esteja operacional para a realização das atividades demandadas”, explicou o professor Alex Costa da Silva, do Departamento de Oceanografia da UFPE.

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araujo, docente do Departamento de Oceanografia, ressaltou a importância da embarcação para viabilizar os dias de mar necessários à formação qualificada dos oceanógrafos. “O fato de a embarcação ter sido alocada na UFPE reforça, mais uma vez, o protagonismo da instituição, que se destaca como um dos principais centros de formação e de pesquisa em Ciências do Mar do país", afirmou ele. O Departamento de Oceanografia (Docean) da UFPE é o mais antigo, maior e mais bem conceituado centro de Oceanografia do Norte e Nordeste do Brasil. Criado em 1952, o Docean é o segundo centro universitário desta área mais antigo do país.

O navio, que está sendo construído no estaleiro Inace (Fortaleza – CE), tem 32m de comprimento, calado de 2,7m, boca moldada de 7,9m, capacidade de tripulação para oito pessoas mais 18 passageiros (alunos e professores). Tem autonomia segura para dez dias de navegação, possui equipamentos de navegação e segurança, além de equipamentos científicos de casco para hidroacústica, sísmica e física. A entrega está prevista para o início do primeiro semestre de 2020, após a realização de todos os testes de mar e terra antes de sua partida para o local de atracagem final (Recife-PE). Um acordo de cooperação técnica entre a UFPE e o Porto do Recife está sendo estabelecido com o objetivo de viabilizar o uso das instalações de acostagem do Porto do Recife como ancoradouro/atracação da Embarcação Ciências do Mar IV.

Segundo o professor Alex Costa da Silva, as atividades a bordo da embarcação serão iniciadas após a liberação das documentações de navegação e controle pela Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de Pernambuco). Estes procedimentos serão adotados quando a embarcação chegar ao Recife, seu local de registro.

Na UFPE, além de Oceanografia, alunos de cursos como Engenharia Naval, Engenharia Cartográfica, Engenharia Mecânica, Arqueologia, Geografia, Ciências Biológicas e cursos de pós-graduação serão beneficiados pelas atividades de formação viabilizadas pelo navio.

EMBARCAÇÕES – A demanda das embarcações é resultado de um estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), incentivadora do PPG-MAR (Formação de Recursos Humanos em Ciência do Mar). Por meio do estudo, constatou-se a importância da experiência embarcada para os estudantes dos diversos cursos em Ciências do Mar. Os resultados foram apresentados ao Ministério da Educação (MEC), que fomentou a compra dos navios.

O MEC liberou recursos financeiros para a construção de quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes. No dia 13 de dezembro de 2013, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o resultado da concorrência nº 007/2013, referente à contratação da empresa para construção das quatro embarcações. Em 19 de fevereiro de 2014, o contrato nº 003/2014 foi assinado na sede da Andifes, em Brasília (DF).

Das quatro embarcações, duas já estão em operação, atendendo às demandas acadêmicas das instituições localizadas no Sul e Norte do Brasil, sendo as gestoras a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Uma outra embarcação, que atenderá ao Sudeste, com gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), encontra-se em testes em mar. E a quarta e última embarcação está em fase de finalização no estaleiro e seguirá para Recife no primeiro semestre de 2020, tendo como gestora a UFPE.

Data da última modificação: 27/12/2019, 14:27