Colóquio virtual debate obra do professor Benício de Barros Neto

Evento contará com fala de Roy Edward Bruns, professor da Unicamp e orientador de Barros Neto durante o doutorado

Foto: Unicamp

Roy Burns é um dos pioneiros no desenvolvimento da Química Quântica Computacional no Brasil

A pandemia de Covid-19 e o distanciamento social imposto por ela está promovendo novas formas de organização social. Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove seu tradicional ciclo de colóquios de forma on-line, gratuita e aberta para todos os públicos. O evento será transmitido nesta quarta-feira (10), a partir das 15h, através da plataforma Meet. O tema do encontro será a obra do professor Benício de Barros Neto (1953-2011) e seus trabalhos conjuntos em Espectroscopia Molecular e Quimiometria.

Benício entrou na UFPE como professor em 1977 e foi um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental (DQF). Em 2010, foi agraciado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador, por sua atuação em Ciências Químicas. Faleceu prematuramente em 2011, aos 57 anos de idade, deixando uma saudosa admiração de todos os seus alunos e colegas. O auditório do DQF recebeu seu nome como como forma de homenagem.

Roy Edward Bruns, professor da Unicamp, foi convidado para falar sobre Barros Neto. Ambos ficaram próximos durante a época em que Barros Neto foi seu orientando no doutorado e pós-doutorado. Bruns é doutor em Química (1968) pela Oklahoma State University, e veio para o Brasil como um jovem doutor na época da criação dos institutos básicos da Unicamp. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Química Quântica Computacional no Brasil, sendo detentor da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1998), Medalha do Mérito Universitário Marquês de Olinda, Prêmio Simão Matias da SBQ e Prêmio Rheinboldt-Hauptmann do IQ-USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Petrus Santa Cruz, coordenador do colóquio

petrus.santacruz@ufpe.br