Notícias Notícias

Voltar

Colóquio on-line nesta sexta-feira (11) aborda Sistemas Fiber/Wireless 5G

O evento será transmitido via YouTube, às 10h

O Capítulo Conjunto da Communications, Computer and Photonics Societies da Seção Nordeste do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e o ramo estudantil Recife da Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE), sediados no Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) do Centro de Tecnologia e Geociências (UFPE), promovem o colóquio on-line “Sistemas Fiber/Wireless 5G”. O evento será apresentado pelo professor Arismar Cerqueira Sodré Junior, do Inatel, nesta sexta-feira (11), a partir das 10h. A palestra será transmitida via YouTube. 

De acordo com o presidente do Capítulo do IEEE no Nordeste, o professor Joaquim F. Martins Filho, do DES, o evento será uma oportunidade para conhecer melhor as tecnologias de comunicação móvel de quinta geração (5G) a serem implantadas no Brasil em breve, assim como oportunidades de pesquisa para a futura tecnologia 6G.

Resumo

Esta palestra tem por objetivo relatar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e os desafios das redes móveis de quinta geração (5G). Destacam-se o desenvolvimento de antenas e arranjos de antenas reconfiguráveis para a faixa de ondas milimétricas (mm-waves), sistemas Fiber/Wireless (FiWi) 5G com vazão de 20 Gbps e o desenvolvimento do transceptor 5G nacional baseado em FPGA e com forma de onda flexível, o qual está em operação desde 2017 e tem alcance de até 100 km. Por fim, serão apresentadas as tendências e os resultados iniciais dos experimentos para a sexta geração de comunicações sem fio (6G), incluindo a implementação de sistemas VLC (visible light communication).

Data da última modificação: 07/12/2020, 16:36