Colóquio Internacional sobre Justiça e Direitos Indígenas tem participação de professor da UFPE

Evento tem início hoje e vai até o dia 20 deste mês, em Paris, na França

O Colóquio Internacional sobre Justiça e Direitos Indígenas começa hoje (16) e segue até o dia 20 deste mês, em Paris, na França. O evento tem participação do professor Renato Athias, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, coordenando sessão no dia 19. Os participantes e convidados do colóquio fazem parte da Justip, sigla para Justiça e Direitos dos Povos Indígenas da Rede Temática Internacional (RTI), apoiada pelo CNRS (França), da qual Irène Bellier assume a coordenação e apoio científico em parceria com a EHESS (Paris). Essa Rede Temática Internacional foi estabelecida, em 2017, por um período de quatro anos, prorrogado até o final de 2022 devido à crise sanitária da covid-19.

A Justip conta com parceria com o Canadá (Dialog Network, Chair of Legal Pluralism at the University of Ottawa), a Espanha (Pedro Arrupe Center for Human Rights, Deusto University, Bilbao) e a Noruega (Arctic University of Tromso e Centre for Sami Studies). Suas atividades envolvem intercâmbios regulares com cerca de 50 pesquisadores e professores membros da rede e pesquisadores nas temáticas dos estudos indígenas na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile e México. Entre eles encontram-se os pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE. Os pesquisadores desdobram suas ações na direção de uma pesquisa inovadora que possibilite compreender as transformações e mudanças nas relações entre os povos indígenas e os Estados em que estão inseridos.

A Justip realizou pesquisas em quatro áreas, e este colóquio internacional compõe-se de 14 sessões vinculadas às seguintes áreas de pesquisa: 1° – Instituição do direito e instituições indígenas; 2° – Mobilizações indígenas, reivindicações de direitos; 3° – Justiça ambiental, climática e cartográfica; 4° – Os nativos da cidade, a universidade, as instituições culturais.

O professor Renato Athias é um dos coordenadores da área da Rede Internacional de Pesquisadores da Justip. O docente da UFPE coordena a sessão 11, que acontece no dia 19 deste mês, intitulada “Museu, reapropriação de saberes, restituição de acervos”. Participam os pesquisadores Renato Athias (“Saberes indígenas, objetos e repatriação virtual”); Curtis Taylor (“Arte, Objetos Etnográficos e Restituição”) do povo Martu da Austrália; Antônia da Silva Santos e Suzenalson da Silva Santos (“Experiências na Construção de Coleções e na Rede de Museus Indígenas”) da etnia Kanindé do Ceará; Leandro Varison e Jonathan Lainey (“Podemos colaborar quando estamos longe? Experiências de parceria com as Primeiras Nações na América do Norte”).

PROGRAMAÇÃO – A conferência de abertura do colóquio, realizada hoje (16), chama-se “Nossa palavra é uma história, nossa história é uma verdade”, ministrada pela senadora indígena Michèle Audette, da Etnia Innu, membro da Comissão Enffada (Inquérito Nacional sobre Mulheres e Meninas Indígenas Desaparecidas e Assassinadas) do Canadá. Já a conferência de encerramento será ministrada por Ailton Krenak, que abordará algumas questões sobre como “Adiar o fim do Mundo”, no dia 20 deste mês.

A programação completa está disponível aqui. Os interessados em participar virtualmente podem solicitar o link pelo e-mail colloque.justip@gmail.com.

Professor Renato Athias
Data da última modificação: 16/05/2022, 16:28