Colóquio do Departamento de Física aborda investimentos em ciência e tecnologia com foco na pós-graduação

O evento será on-line, via Google Meet, na próxima sexta-feira (18), às 16h

O Colóquio do Departamento de Física UFPE traz o tema “Investimentos em Ciência e Tecnologia no cenário pandêmico: desafios e perspectivas para a pós-graduação da UFPE”, com a pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade, Carol Góis Leandro. O evento será on-line, via Google Meet, na próxima sexta-feira (18), às 16h. Os participantes devem entrar na sala virtual com o e-mail institucional (@ufpe.br) e com o microfone desligado.

Carol Góis Leandro é professora associada do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE. Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto-Portugal, atualmente ocupa o cargo de pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE. Também coordena o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). É pesquisadora 1D do CNPq e membro da Academia Pernambucana de Ciências.

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil vem passando por uma sequência de cortes orçamentários para a educação, ciência e tecnologia. Esta crise envolve a redistribuição das receitas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o corte no orçamento da Capes, do CNPq e das universidades públicas. Várias entidades científicas (SBPC, ABC etc.) e fóruns de pró-reitores têm se mobilizado em defesa da ciência para que seja garantido que a pós-graduação brasileira sobreviva diante de tantos desafios. Neste seminário, será apresentado o cenário nacional sobre os investimentos em Ciência e Tecnologia no Brasil. A seguir, serão apresentadas algumas ações que estão sendo discutidas para o Plano Nacional de Pós-graduação. Por fim, serão apresentadas as ações no âmbito da UFPE no que respeita aos projetos e bolsas institucionais e a perspectiva de apoio estratégico da UFPE para os Programas de Pós-Graduação.

Data da última modificação: 16/03/2022, 17:57