Notícias Notícias

Voltar

Colóquio discute a Física e as tecnologias que mudaram o mundo

O colóquio faz parte da programação do curso de inverno do DF, mas é aberto ao público interessado

“A Física e as tecnologias que mudaram o mundo” é o colóquio que o professor Sergio Machado Rezende, do Departamento de Física (DF) da UFPE, profere amanhã (28), às 15h30, no auditório do DF, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O colóquio faz parte da programação do curso de inverno do DF, mas é aberto ao público interessado.

Será apresentado um breve histórico das principais descobertas da Física nos últimos dois séculos que possibilitaram as inovações tecnológicas que mudaram o mundo nas áreas de: energia elétrica; comunicação a distância; técnicas que revolucionaram o diagnóstico médico; eletrônica e computador; laser; comunicações ópticas e Internet; e iluminação elétrica de alta eficiência. Por esta última, os responsáveis pelo desenvolvimento do LED azul receberam o Prêmio Nobel de Física em 2014.

Sergio Machado Rezende é professor emérito da Universidade. Foi diretor científico da Facepe durante sua implantação, de 1990 a 1993, e secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco de 1995 a 1998 no governo de Miguel Arraes. Foi presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, de 2003 a 2005. Em julho de 2005, deixou a presidência da Finep para assumir o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010.

Mais informações
Departamento de Física
(81) 2126.8449
posgrad@df.ufpe.br

Data da última modificação: 27/07/2017, 12:56