Colégio de Aplicação realiza sorteio público para seleção dos novos estudantes para o ano letivo de 2021

Também foram sorteados os candidatos que ficarão na lista de espera em cada um dos sete sorteios realizados

Fotos: Anderson Lima

Sorteio ocorreu na sede da STI, no Campus Recife

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou na tarde de hoje (22) o sorteio público para seleção dos novos estudantes que ingressam no colégio no ano letivo de 2021. A transmissão foi realizada, ao vivo, no canal da UFPE no YouTube. A lista dos sorteados pode ser consultada na página da seleção. Além do sorteio para preencher o número de vagas oferecidas, também foram sorteados os candidatos que ficarão na lista de espera em cada um dos sete sorteios realizados. “O sorteio estava muito bem programado e foi um sucesso”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Com 63 anos, o CAp é um dos 17 colégios ligados a universidades federais no país e apresenta propostas inovadoras de experimentação curricular destinadas a estudantes da Educação Básica e formação inicial e continuada de professoras e professores. É importante lembrar que os nomes sorteados para ocupar as vagas deverão seguir as demais etapas previstas no edital, como o upload de documentos escaneados em formato pdf de amanhã (23) até segunda-feira (26). Confira o edital com todas as informações.

O diretor do CAp, Erinaldo Carmo, lembrou que os aprovados devem fazer a matrícula dentro do prazo, pois quem não se inscrever perde a vaga. Ele explicou que, apesar de este ter sido o primeiro sorteio do CAp, essa forma de seleção já é uma tradição nos demais colégios de aplicação do país. “Com essa medida, a gente se aliou aos demais. Vamos acompanhar essa turma-piloto e compará-la com outras turmas para basear as decisões futuras, se a gente volta à prova presencial ou se mantém o sorteio. Essa é uma forma democrática porque dá a todos os candidatos a mesma oportunidade”, destacou.

O processo de sorteio foi auditado por autoridades e convidados

VAGAS – A UFPE recebeu 2.944 inscrições, sendo 1.767 para o 6º ano, 325 para o 7º ano, 324 para o 8º ano, 448 para a 1ª série do Ensino Médio e 80 para a 2ª série do Ensino Médio. Foram oferecidas 56 vagas para o 6º ano (28 para estudantes oriundos de escolas públicas e 28 para livre concorrência), uma para o 7º ano (livre concorrência), uma para o 8º ano (livre concorrência), seis para a 1ª série do Ensino Médio (três para estudantes oriundos de escolas públicas e três para livre concorrência) e uma para a 2ª série do Ensino Médio (livre concorrência).

SEGURANÇA – O processo de sorteio, auditado por autoridades e convidados, foi realizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPE (STI), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), já consolidado em sorteios realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para estudantes de educação infantil do Núcleo de Educação da Infância (NEI). A STI também foi a responsável pela instalação e adequação do sistema ao edital do CAp.

Seleção CAp

selecaocapufpe@gmail.com