Colégio de Aplicação é premiado na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) obteve 23 premiações (ouro, prata, bronze ou menção honrosa) na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Pela oitava vez, o CAp foi condecorado como escola premiada pelo desempenho destacado de seus estudantes na maior competição acadêmica brasileira. O resultado foi divulgado na última terça (18). Confira a lista dos estudantes:

Ana Beatriz Cruz de Paula Augusto - Prata
Rafael Alpes Rodrigues - Bronze
Victoria Ursula Spacov Ander - Menção Honrosa
Vinicius Pimentel Nunes Portella de Macedo - Ouro

De acordo com professor de Matemática do CAp Rogério da Silva Ignácio, o colégio teve direito a 26 vagas para a segunda fase, cuja pontuação é considerada para definir as premiações. Pelo regulamento, escolas com mais alunos na competição têm direito a mais vagas. Além disso, os estudantes do CAp concorrem separadamente junto às demais escolas públicas que têm seus estudantes admitidos mediante processo seletivo.

Com os resultados desta 16ª edição da OBMEP, o CAp totaliza 359 premiações de seus estudantes desde a primeira edição da competição, quando o regulamento só previa a possibilidade de os alunos concorrerem às medalhas de ouro. Muitos usufruíram das oportunidades acadêmicas oferecidas pelo programa, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) e a Bolsa TIM-OBMEP, que oferece até 48 bolsas de R$ 1,2 mil para premiados que ingressem em um dos cursos eleitos pelo instituto (Astronomia, Biologia, Computação, Economia, Engenharia, Estatística, Física, Matemática, Medicina e Química).

Para além do aspecto de competição, a OBMEP oferece oportunidades de formação de grupos de estudos, seja pelo PIC ou pelo portal “Clubes de Matemática”, o que favorece o compartilhamento de ideias e experiências coletivas.

O professor destaca ainda o engajamento dos alunos. “O evento conta com a participação massiva do alunado do CAp e isso sugere que há empenho, dedicação e expectativa para participar e aprender matemática por meio da competição. Seja qual for a carreira futura escolhida por cada um desses estudantes, eles serão portadores dessas aprendizagens construídas”, afirma Ignácio.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Data da última modificação: 24/01/2022, 20:34