Colégio de Aplicação da UFPE divulga edital para o processo seletivo de novos alunos para o ano letivo 2021

Instituição destina metade das vagas para livre concorrência e metade para alunos oriundos de escolas públicas

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou hoje (23) o edital com as normas que disciplinam o processo seletivo, por meio de sorteio público, para admissão (ano letivo 2021) ao corpo discente do 6º ano do Ensino Fundamental II e das vagas remanescentes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. O documento e o cronograma podem ser consultados no Boletim Oficial nº 42 e no site Seleção CAp

A ordem será definida por sorteio eletrônico, mas ser sorteado não representa garantia de vaga ao estudante, caso ele não atenda aos requisitos do edital. Para participar do processo seletivo o candidato deverá estar, em 2021, cursando o mesmo ano/série que pleiteia no certame; ou ter concluído em 2020 o ano/série imediatamente anterior ao pleiteado. Também é preciso atender ao limite de idade máxima e informar RG e CPF.

A seleção via sorteio é válida para esse momento de recrudescimento da pandemia como forma de evitar aglomerações e preservar a segurança à saúde e à vida dos servidores, candidatos e familiares. O processo de seleção do Colégio de Aplicação envolve, a cada ano, mais de 5 mil pessoas, entre 200 adultos (docentes, técnicos, terceirizados e convidados), que atuam como fiscais e pessoal de apoio, e cerca de 2 mil candidatos.

“Seria um risco colocar centenas de crianças e servidores na realização de uma prova presencial. Teríamos mais de 5 mil pessoas no campus em um período que requer medidas de isolamento social. Nesse sentido, optamos pelo sorteio público como os demais colégios de aplicação do país ligados às universidades federais”, explica o diretor do colégio, professor Erinaldo Ferreira do Carmo.

VAGAS - O CAp destina metade das vagas para livre concorrência e metade para alunos oriundos de escolas públicas. Para concorrer à reserva de vagas, é preciso: para o 6º ano, ter cursado integralmente o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) em escolas públicas; e para a 1ª série do Ensino Médio, ter cursado integralmente o Ensino Fundamental I e II em escolas públicas.

INSCRIÇÃO – As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo responsável legal pelo candidato, via internet, desta sexta-feira (26) até o dia 11 de abril, no site Seleção CAp. A taxa de inscrição, no valor de R$ 35, deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil até o dia 12 de abril, impreterivelmente, através da Guia de Recolhimento da União (GRU) a ser gerada após a conclusão do preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de inscrição.

ISENÇÃO – A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida aos candidatos cujo responsável legal comprove insuficiência de recursos para arcar com o pagamento, conforme estabelece o Decreto n° 6.593/2008. O interessado deverá requerer o benefício, de sexta-feira (26) até domingo (28), via site Seleção CAp. A relação dos candidatos que solicitaram a isenção será divulgada na segunda-feira (29).

SORTEIO – O sorteio acontecerá em sessão pública, na presença da Comissão de Seleção e convidados um representante da Associação de Pais do Colégio de Aplicação, um representante do Grêmio Estudantil, um membro do corpo técnico-administrativo, um representante da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), um representante da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), um representante do Gabinete do Reitor e três responsáveis legais de três diferentes candidatos inscritos no certame.

O processo de inscrição e seleção dos responsáveis legais interessados em acompanhar o sorteio presencialmente será informado no site Seleção CAp após a divulgação da relação final das inscrições homologadas para o sorteio no dia 19 de abril. Caso não haja responsáveis legais interessados, o sorteio acontecerá na presença dos demais representantes, sem qualquer prejuízo ao processo. Todos os representantes deverão, obrigatoriamente, utilizar máscaras de proteção individual e seguir as demais orientações sanitárias.

O processo de seleção será exclusivamente por sorteio público eletrônico e virtual, com transmissão ao vivo conduzida pela Superintendência de Comunicação da UFPE, através da Diretoria de Comunicação, pelo canal oficial da UFPE no YouTube. A transmissão ficará gravada e poderá ser acessada a qualquer tempo pelo interessado. O sorteio público eletrônico e virtual será realizado no dia 22 de abril, a partir das 15h. Os nomes serão divulgados no site Seleção CAp, após às 18h do mesmo dia.

Data da última modificação: 24/03/2021, 17:06