Colégio de Aplicação da UFPE completa 63 anos com uma trajetória de sucesso

Instituição oferece educação básica de qualidade para 423 alunas e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Com a missão de desenvolver, de forma indissociável, atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nas inovações pedagógicas e na formação docente inicial e continuada, o Colégio de Aplicação da UFPE completa hoje (10) 63 anos de uma trajetória de sucesso na educação básica local, regional e nacional.

Fundado em 10 de março de 1958, inicialmente, com o nome de Ginásio de Aplicação, integrado à Faculdade de Filosofia, o atual Colégio de Aplicação transferiu-se, em 1976, para o campus universitário onde está localizado até hoje oferecendo educação básica de qualidade para 423 alunas e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Para o diretor do Colégio, professor Erinaldo do Carmo, celebrar 63 anos do colégio é “fazer parte de uma história de luta voltada para a educação pública de qualidade”. Ao logo dessa história de sucesso, diversas professoras, professores, técnicas, técnicos, estagiárias, estagiários, alunas e alunos viveram esse espaço com muita intensidade e força, aprendendo e ensinando através de vivências únicas.

A professora Adriana Rosa, de língua portuguesa e atual coordenadora do Ensino Fundamental, diz que “celebrar essa data é reafirmar o direito à Educação pública qualificada à sociedade como um ideal plausível e aplaudível”.

Para Jéssica Nascimento, ex-aluna do CAp e atual estudante da Faculdade de Direito da UFPE, “celebrar o Aplicação é, enfim, celebrar cada pessoa que o construiu e constrói, ousa sonhar e pôr as mãos na massa para superar as limitações e fazê-lo ser uma escola melhor todos os dias”.

“O Colégio de Aplicação tem uma história belíssima e vem contribuindo para a formação de muitas gerações com competência, qualidade e excelência. No nosso entendimento, o CAp é uma referência fundamental da Universidade Federal de Pernambuco”, afirma o reitor Alfredo Gomes. “Todos nos orgulhamos muito de ter o Colégio de Aplicação, que trabalha numa perspectiva de integrar ensino, pesquisa, extensão e inovação pedagógica e atua numa perspectiva de formação humana, cidadã, crítica e ética. Parabéns e todos que fazem nosso belíssimo Colégio de Aplicação”, deseja o reitor Alfredo Gomes.

COMPONENTES CURRICULARES – Com um currículo que colabora para uma formação integral, o CAp possui, dentre suas várias marcas, a valorização das diferentes componentes curriculares nos campos das linguagens, educação física, ciências humanas, ciências da natureza e filosofia. A professora de teatro, Fernanda Mélo, diz que celebrar os 63 anos do CAp é “agradecer por estar num espaço que acolhe as Artes, faz viver experiências positivas coletivamente e encara desafios com ânimo! Um grande viva ao CAp UFPE e os infinitos encontros que proporciona.”

Já para o professor Danilo Carvalho, vice-diretor do Colégio, celebrar essa data “é motivo de grande felicidade. É celebrar a força da história de um espaço de educação pública que se consolida cotidianamente através da educação emancipatória, inclusiva, crítica e inovadora”.

Outros depoimentos da história de sucesso estão disponíveis no Instagram oficial do CAp-UFPE (@capufpeoficial).

Data da última modificação: 11/03/2021, 17:20