CNPq vai financiar pesquisa de professora da UFPE sobre fake news na política brasileira

Com este projeto, já são seis os docentes do Departamento de Ciência Política financiados com bolsa de produtividade do CNPq

A professora e pesquisadora do Departamento de Ciência Política da UFPE Nara Pavão teve seu projeto de pesquisa, intitulado “Fake News na Política Brasileira”, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que passará a financiar a iniciativa com Bolsa de Produtividade. Com isso, a pesquisadora eleva a seis o total de docentes do departamento agraciados com a distinção.

O projeto foi selecionado dentre cerca de 10 mil candidaturas que concorreram à chamada aberta em junho de 2020 pelo CNPq. Segundo os resultados divulgados pelo órgão em fevereiro, dos cerca de sete mil projetos aprovados em 2020, sendo 3,3 mil com bolsas, 168 (2%) foram direcionados a pesquisadores da UFPE, dos quais 93 com bolsa.

Como destacado em notícia da UFPE, a Universidade ocupou a primeira posição entre as instituições do Norte e Nordeste. A partir de levantamento da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP), com a premiação, o programa passa a ter mais de 1/3 de seus docentes permanentes contemplados pela bolsa. A última bolsa de produtividade CNPq concedida ao programa foi em 2009.

ESTUDO – Na pesquisa, Nara Pavão investigará o quão prevalente é a crença do eleitorado brasileiro em notícias políticas de conteúdo falacioso, bem como o seu grau de resistência a correções. O projeto visa ainda analisar quais os incentivos que os políticos brasileiros teriam em disseminar notícias enganosas. Dentre os métodos previstos, estão experimentos de survey e coleta de dados observacionais.

Data da última modificação: 13/05/2021, 18:41