Notícias Notícias

Voltar

Cinema da UFPE homenageará o mês das mães exibindo o filme “Elos da Matriarca”

Após exibições em festivais internacionais, o premiado doc do cineasta recifense Thor Neukranz terá sessões no Cinema da UFPE

O documentário “Elos da Matriarca” retrata a vida de Luzinete Lupercina a partir de imagens de arquivo da família de 1995 até a pandemia de covid-19. A matriarca, de 85 anos, foi mãe de 12 filhos e é uma das moradoras mais antigas de Água Fria, bairro da zona norte do Recife. A produção é dirigida pelo neto de Luzinete, o cineasta Thor de Moraes Neukranz, que conduz o olhar do espectador para as mudanças estéticas e ideológicas do Brasil que se expressam em sua própria família. O filme será exibido no Cinema da UFPE, no dia 5 de maio, às 17h. A sessão especial será gratuita e contará com a presença do diretor e da matriarca, que vão debater com o público ao fim da projeção.

Realizado de forma independente, o documentário foi parte do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Neukranz no curso de Cinema da UFPE em 2021 e já ganhou as telas de festivais em cidades como Chicago, Rennes e Rio de Janeiro. 

A estreia de “Elos da Matriarca” aconteceu no 17ª Festival Brésil en Mouvements, e foi o único representante de Pernambuco no evento que ocorre anualmente em Paris. A combinação ousada com misturas de formatos de tela e técnicas cinematográficas convenceu os jurados da III Jornada de Estudos do Documentário, que concederam ao filme o prêmio de Melhor Montagem juntamente com VAI!, de Bruno Christofoletti Barrenha. Assista aqui ao trailer de “Elos da Matriarca”. 

Sinopse

Luzinete Lupercina vive no subúrbio do Recife. A matriarca de 12 filhos gosta de música e encara a vida com afeto e bom humor. Com a pandemia de covid-19, Luzinete e sua amiga Ana desdenham dos riscos. A impensada infecção acontece e tudo muda.

Data da última modificação: 27/04/2022, 15:22