CIn tem um dos 5 melhores projetos mundiais da CASS Student Design Competition

O projeto dos discentes foi campeão na América Latina, chegando ao mundial no Japão

Os alunos Lucas Job, Manoel Alves, Thalisson Moura, Rafael Carneiro e Gabriel Marques, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, orientados pelas professora Edna Barros, chegaram à final da terceira edição da CASS Student Design Competition. Os estudantes venceram a etapa regional como melhor projeto da América Latina e competiram na final realizada no Japão. Dessa forma, o projeto “Nomu: A Real-Time Mapping and Monitoring Network for Water Quality Analysis in Cisterns and Tanks”, desenvolvido pelos estudantes, se tornou um dos cinco melhores do mundo em Engenharia Elétrica e áreas correlatas.

A terceira edição da CASS Student Design Competition teve início em setembro de 2018 e foi concluída em maio de 2019. Essa é uma competição mundial onde estudantes de graduação sugerem e executam projetos em Engenharia Elétrica e áreas afins. O foco é encontrar solução para um problema real baseado em circuíto e sistemas. A competição foi composta por três fases, a chapter level, a regional (América Latina) e, por fim, a mundial no International Symposium on Circuits and Systems (Iscas 2019) onde os estudantes apresentaram o projeto para jurados e expuseram para o público do simpósio.

Lucas Job, aluno de Ciência da Computação e um dos participantes da competição, afirma que o resultado mostra a competência dos alunos do CIn em competir com universidades do exterior, além de incentivar o desenvolvimento de novos trabalhos e pesquisas. Para participar do evento, os discentes receberam apoio financeiro da UFPE, do Instituto Chefe da Sociedade de Circuitos e Sistemas (CASS) e do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

Data da última modificação: 25/07/2019, 12:42