CIn inicia Grupo de Acolhimento (GACIn) que promove saúde mental através da escuta solidária

O grupo é destinado a docentes, técnicos, terceirizados, bolsistas, alunos e qualquer pessoa que esteja vinculada ao Centro de Informática

O Centro de Informática (CIn) da UFPE criou o Grupo de Acolhimento CIn (GACIn), com o intuito de promover um ambiente acadêmico humanizado e acolhedor ao estabelecer medidas contínuas de promoção à saúde mental. Qualquer pessoa da comunidade CIn que sinta a necessidade de conversar, desabafar ou trocar ideias pode receber apoio.

“O GACIn é uma iniciativa inovadora, envolvendo professores e técnicos do CIn, que nos permite oferecer um apoio inicial nos desafios e dificuldades que enfrentam seu dia-a-dia”, explica o diretor do centro André Santos. A iniciativa surgiu como uma política de prevenção de danos emocionais. O acolhimento é uma ação pontual, momentânea, a qual visa o alívio da angústia e estimula a pessoa a pensar sobre as diversas possibilidades de resolução do problema gerador. “O grupo também deseja promover a humanização do CIn, desfazendo assim o preconceito de alguns que veem o ambiente de ciências exatas como ‘frio e individualista”, completa a servidora e voluntária Nancicleide Chaves.

Cerca de dez servidores, entre docentes e técnicos administrativos, estarão participando dessa escuta solidária com garantia de total sigilo, sem julgamentos ou sugestão religiosa. O atendimento será realizado em salas de reunião do bloco E.

O GACIn partiu de um grupo de técnicos e docentes do CIn e conta com o apoio do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase) e Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), que trocaram experiências com membros do Grupo passando orientações e se colocando à disposição para apoiar a ação.

Para solicitar atendimento o interessado poderá enviar e-mail para grupoacolhimento@cin.ufpe.br ou ligar para o ramal 4753. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Data da última modificação: 06/12/2017, 13:15