Notícias Notícias

Voltar

Ciência decolonial é tema do novo episódio do podcast Desteoriza

São entrevistadas duas pesquisadoras da área de humanidades: a historiadora Beatriz Nascimento e a pedagoga Elizama Messias

No 6º episódio da série especial “Elas na Ciência”, o podcast Desteoriza aborda as trajetórias de duas pesquisadoras da área de humanidades. Beatriz Nascimento, historiadora, professora, ativista pelos Direitos Humanos e referência nos estudos sobre quilombos no Brasil, e Elizama Messias, pedagoga, mestra em Educação e coordenadora executiva do Laboratório de Educação das Relações Étnico-raciais (Laberer) da UFPE são as personagens do episódio “Ciência a contrapelo” que está disponível nos principais tocadores de podcast.

Essas duas cientistas ajudam a reescrever a história e a fazer pesquisas na direção contrária ao eurocentrismo, ressignificando o centro das narrativas e da ciência e contribuindo para lançar luz sobre os personagens e conquistas que foram marginalizados pela história colonial e apagados de seus protagonismos.

Para ouvir esse e todos os episódios da série, é só procurar por “Desteoriza” no seu tocador de podcast favorito ou clicar aqui. 

Redes sociais do Desteoriza @desteoriza

Instagram
Facebook 
Twitter

Data da última modificação: 14/04/2023, 15:31