Notícias Notícias

Voltar

Cerimônia de entrega do projeto CIn/CNJ ocorre amanhã (16)

O evento, com início às 15h, ocorrerá de forma híbrida com transmissão da sede do Conselho Nacional de Justiça em Brasília

O Centro de Informática (CIn) da UFPE apresentará a entrega do Laboratório de Mineração de Processos do Judiciário Brasileiro, projeto realizado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia híbrida que ocorre nesta quinta-feira (16). A solenidade acontece na sede do CNJ em Brasília, às 15h, e será transmitida ao vivo

Estarão presentes na cerimônia o diretor do CIn, Paulo Borba, e os professores Ricardo Massa e Adriano Lorena, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto em conjunto com o pesquisador Raphael D'Castro (Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE).

SOBRE O PROJETO – A Mineração de Processos é uma técnica que permite detectar gargalos na execução de processos, identificar retrabalhos, avaliar se os processos estão sendo executados de acordo com o planejado, entre outras informações úteis para melhoria dos processos. Desta forma, a iniciativa projetada visa aplicar, desenvolver e disseminar este método no judiciário.

Um dos principais produtos do projeto será a ferramenta JuMP (Judiciário com Mineração de Processos), que se conecta aos dados do PJe, Processo Judicial Eletrônico (PJe), plataforma digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e realiza análises para fornecer informações úteis aos magistrados e servidores do judiciário brasileiro.

Data da última modificação: 15/12/2021, 17:53