Centro de Informática da UFPE celebra 47 anos de trajetória com lançamento do livro “Memória CIn-UFPE”

A cerimônia de comemoração será on-line e ocorrerá na próxima quarta-feira (11), a partir das 17h30

O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) chega ao marco de 47 anos de trajetória no dia 11 deste mês e, em celebração ao aniversário do centro, será lançado o livro “Memória CIn-UFPE”, da jornalista Júlia Nogueira de Almeida, que conta os principais marcos da história do centro. A solenidade será on-line e iniciará às 17h30, com transmissão no canal de YouTube do CIn, com a participação do reitor Alfredo Gomes e de outros dirigentes da Universidade.

A publicação é fruto do projeto “Memória – Reconectando histórias”, oficialmente iniciado em 2016, que visa resgatar, através de documentos históricos, fotografias e depoimentos de atores e testemunhas oculares, a memória do Centro de Informática. O projeto apresenta desde o despertar para a necessidade da informatização da Universidade e da criação dos cursos de graduação e pós-graduação até os dias atuais.

O professor José Augusto Suruagy foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do livro, além de ser o coordenador do Projeto Memória, e comenta sobre a importância do lançamento da publicação nesta data especial. “Neste 11 de agosto, em que comemoramos os aniversários do Centro de Informática e da própria UFPE, o lançamento do livro ‘Memória CIn-UFPE’, vem se somar à publicação ‘Apontamentos para a história do Centro de Informática da UFPE’ , do professor Agamemnon Lopes. Lançado em 2018, o livro cobre a fase do Departamento de Informática, entre 1953 a 1993, ano de sua aposentadoria da UFPE. Já o Memória é fruto de pouco mais de dois anos de trabalho, baseado em depoimentos e entrevistas realizadas no escopo do Projeto Memória do CIn, com o intuito de preservar e divulgar a trajetória de um dos mais expressivos e inovadores centros acadêmicos em Computação e Informática do país“, destaca.

Na ocasião, o professor do CIn Geber Ramalho irá apresentar músicas do compositor Luís Ramalho, como parte da comemoração do aniversário do CIn, celebrado em conjunto com os 75 anos da UFPE.

CIN – Fundado em 1974 com a criação do Departamento de Estatística e Informática, ainda dentro do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), o CIn acumula mais de quatro décadas de história, prestígio e pioneirismo. O CIn foi alçado à categoria de centro acadêmico da UFPE há 22 anos, em 1999.

Contando com os cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, o centro se destaca com avaliação cinco estrelas no Guia do Estudante em seus três cursos de graduação oferecidos e está entre os cinco melhores cursos de computação do país no Ranking Universitário da Folha (RUF).  Além disso, o programa acadêmico de pós-graduação é avaliado com nível 7 (valor máximo possível para qualquer programa nacional) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O centro tornou-se uma instituição referência em ensino e inovação no país e é considerado um dos maiores polos universitários em tecnologia da América Latina.

Data da última modificação: 23/08/2021, 19:18