Notícias Notícias

Voltar

Centro de Estudos Avançados da UFPE promove I Desafio de Literatura Asiática

Serão realizadas lives sobre seis obras de autores, no Instagram da Ceásia

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceásia), promove o I Desafio de Literatura Asiática. Neste desafio, durante o mês de abril, será recomendada uma série de obras literárias de autores asiáticos para leitura. Em seguida, serão promovidos debates sobre as obras em formato de lives, que acontecerão durante os meses de abril e maio. As obras sugeridas são: “Balzac e a Costureirinha Chinesa” de Dai Sijie, “O Caçador de Pipas”, de Khaled Hosseini, “Persépolis”, de Marjani Satrapi, “Viúva de Ferro”, de Xiran Jay Zhao, “Pachinko”, de Min Jin Lee, e “Castella”, de Park Min-Gyu.

Abrindo o projeto, o best-seller “Pachinko”, de Min Jin Lee, com lives nos dias 6 e 13 deste mês, às 19h, no Instagram @ceasiaufpe e contarão com a presença da professora e curadora da Ceásia Simone Martins Cabral (Unisinos) e da professora Márcia Luiza da Cruz Aguirre (PUCRS).

O romance acompanha a história de um amor proibido que envolveu quatro gerações de uma família de imigrantes coreanos e atravessou continentes, partindo da Coreia, passando pelo Japão e chegando até os Estados Unidos, mas o livro é bem mais do que um épico sobre uma família deslocada de seu país de origem, seu enredo revela universais temáticas de preconceito profundo, tanto o racial quanto o de gênero, exclusão, exploração, “outrificação” e da subjugação do homem pelo homem. A xenofobia, evidenciada durante toda a trajetória da família no Japão, segue como um dos maiores empecilhos para imigrantes ao redor do mundo.

Apesar de todas as adversidades vividas pela família, o livro traz uma belíssima ode à identidade nacional, ao sentimento de pertencimento, uma jornada de autodescoberta, retorno às raízes e uma homenagem à história, ao passado de uma nação.

Data da última modificação: 04/04/2023, 13:11