Notícias Notícias

Voltar

Centro de Estudos Avançados da UFPE promove dois eventos no próximo dia 22

Um dos debates aborda o universo feminino delineado na obra Persépolis, às 10h, e o outro, a construção da paz e tratamento de conflitos, às 19h

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE promove, no próximo dia 22, dois eventos on-line para debater o universo feminino delineado no livro Persépolis e a construção da paz e tratamento de conflitos.

Pela manhã, às 10h, a Curadoria de Literatura Asiática da Coordenadoria da Ásia (Ceasia) do CEA, sob a coordenação de Simone Martins Cabral, mestra em Direito Público – Unisinos, promove um debate sobre o universo feminino delineado na obra “Persépolis”, pela voz da professora Júlia Benfica, doutoranda em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. O evento pode ser acompanhado pelo link.

No Ocidente, Persépolis se tornou famosa por ser uma graphic novel que traz uma visão da Revolução de 1979, no Irã, pelo olhar de Marjane Satrapi. Ora criança, adolescente e adulta, a autora constrói uma narrativa sobre a percepção política de seu país de acordo com os momentos em que vive e participa deles. Todavia, Marjane Satrapi é uma entre muitas mulheres que compõem uma sociedade complexa como a iraniana. Nessa comunicação, serão abordadas diferentes perspectivas sobre o ativismo de mulheres no país. Partindo da obra Persépolis serão estabelecidos contrapontos entre a obra e demais autoras que escreveram sobre esse evento histórico, mas não possuem tanta visibilidade. Ao final, espera-se ampliar uma visão da multiplicidade de pautas no que concerne à questão feminina e ao direito das mulheres, seja em sociedades orientais ou ocidentais.

O evento terá como palestrante a professora Júlia Benfica, como debatedora, a curadora pesquisadora Márcia Luiza Cruz Aguirre. Na mediação, Simone Martins Cabral, coordenadora da Curadoria de Literatura Asiática.

O outro evento será promovido às 19h, numa promoção da Curadoria Migrações e Direitos Humanos, sob a coordenação da professora Mônica Santana, sobre o tema “Aspectos Fundamentais na Construção da Paz e Tratamento de Conflitos”. A transmissão será pelo canal do YouTube da Coordenadoria Futuro, pelo link.

Será abordado o significado do Dia Internacional da Paz, apresentando como a questão da paz se articula nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de discutir definições de Paz e possibilidades de tratamento de conflitos.

Os debatedores serão o professor Paulo Roberto Loyolla Huhlmann e a mestra em Relações Internacionais Suerda Gabriela Ferreira de Araújo, que promoverão uma reflexão sobre a importância de trabalhar com as negociações e estratégias de paz para um mundo melhor.

Mais informações
Coordenadoria de Estudos da Ásia 
Instagram/Facebook @ceasiaufpe

Data da última modificação: 16/09/2022, 16:37