Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Celebração do Centenário de Paulo Freire tem programação na Concha Acústica da UFPE
Notícias Notícias
Celebração do Centenário de Paulo Freire tem programação na Concha Acústica da UFPE
Evento acontece no Recife, de 17 a 20 de setembro, e vai reunir trabalhadores da educação de todo o continente
Da assessoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
A cientista social Tatau Godinho e o jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altman, são algumas das presenças confirmadas da nova programação da celebração do Centenário de Paulo Freire, que acontece em Recife, de 17 a 20 deste mês, e vai reunir trabalhadoras da educação de todo continente. Confira a programação completa. “Será uma jornada com muita alegria e cultura popular para celebrar o legado e os ensinamentos do pedagogo, filósofo e educador do povo. Celebrar Paulo Freire é celebrar a luta em defesa da Educação como instrumento de transformação da nossa realidade, é celebrar a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, diz trecho da nova programação publicada no site do centenário de Paulo Freire.
Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (Ieal), pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED Estrado), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e parceiros, a celebração do Centenário de Paulo Freire terá debates, encontros, exposições e apresentação de estudos sobre a educação pública no mundo, a política de mulheres nos sindicatos e na América Latina e os legados do patrono da educação. “O encontro é para fortalecer a educação pública mundialmente e reunir a categoria organizada no continente comprometida em reviver todo legado de Paulo Freire”, disse a professora Fátima Silva, secretária geral da CNTE e vice-presidenta da Ieal.
PROGRAMAÇÃO - No dia 17 deste mês, será realizado o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina, no Mar Hotel. No evento, a cientista social Tatau Godinho vai apresentar uma análise de conjuntura na perspectiva feminista na América Latina. A campanha em defesa da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que prevê que a violência e o assédio moral ou sexual no mundo do trabalho são incompatíveis com o trabalho decente, será uma das pautas desse encontro. A banda “Y Somos Todas”, da Costa Rica, vai se apresentar na ocasião.
No domingo (18), é a vez do ato político-cultural, com os shows de Chico César, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e outros artistas. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado na Praia do Pina, a partir das 14h.
No dia 19, será realizada a Plenária Mundial da Educação com debates sobre o legado de Paulo Freire na Educação Mundial na perspectiva da África, Europa e América Latina, e a importância de Paulo Freire na Educação Brasileira. Aberta ao público, a plenária, na Concha Acústica da UFPE, inclui a apresentação da banda Afoxé Oyá Alaxé e do cantor Hilton Acioli.
A abertura do Movimento Pedagógico Latino-Americano (MPLA) também será realizada na segunda (19), às 17h, no Mar Hotel, por Hugo Yasky, presidente do Comitê Regional da Internacional da Educação da América Latina, com a conferência magistral do jornalista e fundador do Opera Mundi, Breno Altman.
No dia 20, serão apresentados os estudos realizados no período da pandemia e a declaração do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. A celebração do Centenário de Paulo Freire está prevista para encerrar às 18h de terça-feira.