Notícias Notícias

Voltar

Cecine divulga curso de extensão sobre corrosão e duas oficinas sobre Química para concursos e uso do RPG no ensino das ciências

Inscrições on-line estão abertas

A Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) da UFPE promove curso de extensão sobre corrosão em novembro e dezembro, e duas oficinas sobre questões de Química para concursos e uso do RPG no ensino das ciências, cujas inscrições estão abertas.

Durante o mês de novembro e primeira semana de dezembro, nas quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h, acontecerá o curso de extensão “O fantástico universo da corrosão”, que faz parte do projeto M.Arte: Materiais, Ciência e Arte, coordenado pelas professoras Magda Vieira e Dayanne Diniz, ambas do Departamento de Engenharia Mecânica (Demec), do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE.

Serão dois módulos de 20 horas cada, com aulas teóricas e práticas, abordando o contexto da corrosão. Estão convidados professores de Química da rede básica de ensino, bem como licenciandos em Química. O curso é gratuito e tem 30 vagas. Acesse aqui a programação completa. As inscrições estarão abertas a partir das 14h do dia 25 deste mês. 

QUÍMICA PARA CONCURSOS - O encontro de outubro da área de Química do projeto “Refletindo sobre o ensino das ciências” abordará a temática “Produção de questões de Química para concursos”, acontecerá no próximo dia 25, das 14h às 17h, na Cecine. O professor Cristiano Marcelino Jr., do Departamento de Química da UFRPE, será o ministrante. Ele é pesquisador em ensino de Química (produção de material didático, formação de conceitos e metodologias para o ensino de Química) e elaborador de questões para concursos de Química há 25 anos. O professor Euzébio Simões, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é o coordenador da área de Química do projeto junto à Cecine. A oficina é gratuita, confere declaração aos participantes e as inscrições podem ser realizadas, via formulário eletrônico

USO DO RPG NO ENSINO DAS CIÊNCIAS - “Uso do RPG [Roleplaying Game] no ensino das ciências – Parte II” é a temática da oficina do projeto “Refletindo sobre o ensino das ciências” (área de Física) deste mês de outubro, que acontecerá no próximo dia 25, das 9h às 12h, na Cecine/UFPE. O professor Ricardo Ribeiro do Amaral, do Colégio de Aplicação da UFPE, ministrará a oficina. Ele é licenciado em Física, mestre em Ensino das Ciências e doutor em Educação Tecnológica. O professor Diógenes Soares Moura é o coordenador da área de Física do projeto. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico. O público-alvo são licenciandos e professores da educação básica. A oficina é gratuita e confere declaração aos participantes.

Data da última modificação: 20/10/2022, 14:25