Notícias Notícias

Voltar

Ceásia recebe visita de comitiva da Embaixada da China para debater parcerias

Entre as propostas em análise está a instalação de um espaço de convívio e pesquisa na UFPE, destinado a ampliar o conhecimento sobre a China

Foto: Divulgação

No encontro, foram debatidos acordos de cooperação e agenda cultural

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da Coordenadoria de Estudos da Ásia (Ceásia), recebeu, na quarta-feira (12), a visita do ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Li Qi; da diretora de Imprensa da Embaixada da China no Brasil, Xia Nian; e do vice-cônsul do Consulado da China em Recife, He Yongwei. O encontro teve o objetivo de reforçar os laços construídos ao longo desses últimos anos através de pesquisas, seminários e diversos eventos realizados. Na ocasião, o ministro conselheiro Li Qi ofereceu a ajuda da Embaixada da China no Brasil e do Consulado da China em Recife para a organização de um espaço de convívio e pesquisa na UFPE, destinado a ampliar o conhecimento sobre a China.

A comitiva foi acolhida pelo coordenador da Ceásia, professor Bertrand Cozic; pela professora Paula Michima, curadora de Assuntos do Japão (que tem projetos transversais sobre a China); pela curadora de Inovação e Tecnologia, Ana Carolina dos Santos Costa; pelo cocurador de Relações Sino-Africanas, Vitor Barbosa; e por Helsiane Bezerra, secretária-executiva do CEA.

As discussões envolveram também a recondução de acordos de cooperação entre diversas instituições chinesas e a UFPE, dentre as quais a Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Sichuan, bem como favorecer a organização de uma agenda cultural em parceria com a UFPE.

Data da última modificação: 14/04/2023, 15:15