CEA promove lançamento de livro do professor Alfredo Pena-Vega no próximo dia 15

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal de Pernambuco, através da Coordenadoria de Futuro, promove, no próximo dia 15, às 16h, o lançamento do livro “Os sete saberes necessários à educação sobre mudanças climáticas”, do professor e pesquisador Alfredo Pena-Vega. Na ocasião, o autor também promoverá uma palestra para tratar de seu livro. O evento ocorrerá no Anfiteatro Iracema Lima Pires Ferreira, no Centro de Educação, da UFPE.

Apesar dos esforços de intelectuais face aos desafios da aceleração do aquecimento global, a tarefa parece grande demais. Preenchendo a necessidade urgente de reflexões acerca dos efeitos das alterações climáticas, o livro de Alfredo mostra que a realidade exige desenvolvimentos em múltiplas escalas. No ensaio, o autor decifra a paisagem cognitiva e antropológica das alterações climáticas com base nos princípios fundamentais propostos pelo sociólogo e antropólogo Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”. Morin é um dos últimos grandes intelectuais da época de ouro do pensamento francês do século XX, sendo autor de mais de 60 livros Autor de mais de 60 livros nas áreas de Educação, Psicologia, Filosofia e Sociologia.

Alfredo Pena-Veja é professor pesquisador em Socioecologia em Instituto de Antropologia Política (IAP) – Centro Edgar Morin – CNRS/EHESS; é professor de “Incerteza e seus riscos” na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) no Universidade de Nantes, no Campus Caen do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Science Po), e na Escola Superior de Engenharia de Poitiers, na França. Atualmente, é diretor científico do projeto de pesquisa e ação internacional “O Pacto da Juventude Global pelo Clima” (GYCP), nomeado pelo congressista El Sheikh, durante a COP27, em 2022.

Para participar do evento, é necessário se inscrever on-line.

Data da última modificação: 06/06/2023, 16:37