Notícias Notícias

Voltar

Capes lança programa emergencial de combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias

Iniciativa contempla áreas de Epidemias, Fármacos e imunologia e Telemedicina e análise de dados médicos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou três editais emergenciais para o Programa Estratégico de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias. O programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, voltados ao enfrentamento da Covid-19 e em temas relacionados a endemias e epidemias típicas do país.

Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 100 milhões para financiamento das propostas aprovadas. Os editais referentes a cada temática estão disponíveis no site da Capes. As inscrições são realizadas on-line até o dia 15 de maio (exceto para o edital de epidemias, cuja inscrição encerra no dia 30 deste mês).

O programa é estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas e Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas. Para as Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específica, a Capes realizou o lançamento de três editais para a submissão de projetos temáticos por docentes vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. Os editais contemplam as áreas de Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de Dados Médicos. Para as Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas, a Capes concedeu imediatamente 1.151 bolsas de mestrado e doutorado para programas de pós-graduação com notas 5, 6 e 7 que têm potencial para desenvolver pesquisa e formar recursos humanos na área-objeto do programa.

Data da última modificação: 24/04/2020, 15:04