Campanha Outubro Rosa do HC é encerrada com ação destinada aos profissionais

Chega ao fim a programação do Outubro Rosa do Hospital das Clínicas da UFPE, campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Houve distribuição de panfletos informativos e retirada de dúvidas sobre prevenção do câncer, por meio de uma dinâmica interativa de “mito e verdade”, nas manhãs de ontem (27) e de hoje (28), em diversos setores do hospital universitário. A iniciativa, dessa vez destinada aos profissionais, foi promovida pela Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica de Pernambuco (Lacippe), em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do HC, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“O Outubro Rosa é um tema bastante recorrente na cirurgia plástica e na saúde pública. Relembramos de forma prática os conhecimentos que adquirimos na universidade, assim como pudemos promover a conscientização dos profissionais do HC sobre a importância da prevenção do câncer de mama”, afirmou o ligante e presidente da Lacippe, Felipe Rigatti.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). “Todas as mulheres devem fazer o autoexame para verificar qualquer anormalidade e procurar um profissional de saúde. Mulheres entre 50 e 69 anos de idade devem realizar a mamografia de dois em dois anos para prevenir o câncer”, alertou o membro da Lacippe Vinicyus Melo.

Além desta, o HC realizou várias outras ações informativas e de prevenção alusivas à campanha do Outubro Rosa ao longo deste mês. Curso de Cuidado Multiprofissional no Tratamento do Câncer de Mama, oficina de autocuidado, apresentação musical, entrega do calendário do mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do Recife e ações voluntárias como ensaio fotográfico, detox e massagem facial e aulas de zumba adaptadas foram algumas das iniciativas que alcançaram tanto os profissionais quanto os pacientes do hospital universitário.

Data da última modificação: 28/10/2021, 15:49