Notícias Notícias

Voltar

Campanha de Doação de Sangue, promovida pelo HC, começa amanhã (6)

Para participar, basta enviar e-mail para prosanguehcufpe@gmail.com, informando nome, dia e horário que deseja fazer a doação

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove de amanhã (6) a quinta-feira (8), campanha aberta ao público para doação de sangue. A ação, realizada em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), vai acontecer das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC. Para participar, não é necessário fazer agendamento, mas os que desejarem podem agendar enviando mensagem para o e-mail prosanguehcufpe@gmail.com, informando nome, dia e horário que deseja fazer a doação.

“Quem doa sangue, compartilha vida. Sempre é momento de exercitarmos a solidariedade tanto doando quanto convidando e incentivando alguém a doar sangue. Neste tempo de pandemia, se for para sair de casa, saia para fazer o bem”, convida a hemoterapeuta Irmgard Buhr, uma das coordenadoras do evento.

A campanha de doação de sangue faz parte do Programa Pró-Sangue do HC-UFPE, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. Em novembro do ano passado, campanha semelhante foi realizada no HC, com 114 doações efetivadas. A expectativa é de que este número seja ultrapassado nesta edição.

CRITÉRIOS – No Brasil, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, mas, em virtude das medidas de biossegurança impostas pela pandemia de Covid-19, as ações itinerantes do Hemope estão captando doadores de 18 até 69 anos (até 60 anos, se esta for a primeira doação), já que os menores de idade precisariam da presença de um dos responsáveis.

Além da faixa etária indicada para doação, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos, estar em bom estado de saúde, não ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias. Caso o doador já tenha sido vacinado contra a Covid-19, é preciso um intervalo de mais de sete dias (ou dois dias, se com a Coronavac) para a doação. Além disso, o doador tem que estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. No dia da doação, é importante apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação.

Vale lembrar que a doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Data da última modificação: 06/07/2021, 15:07