Campanha da Editora UFPE sugere download de livro sobre política periférica no Brasil Império

A obra eletrônica pode ser baixada gratuitamente em novo site do órgão suplementar

A campanha “e-books para todos”, promovida pela Editora UFPE, chega à segunda semana e divulga mais uma sugestão de leitura: “Política e sociedade no Brasil oitocentista”, obra eletrônica organizada por Cristiano Luís Christillino e Vitória Fernanda Schettini. O título é um dos 129 livros digitais que podem ser baixados de graça pelo público no novo site de hospedagem de publicações eletrônicas do órgão suplementar.

Trata-se de um dos títulos da coleção “Ars Historica” do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A obra nasceu de um esforço coletivo de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras interessados em discutir o Brasil Império a partir de pesquisas articuladas em torno da sociedade política e social com base na dinâmica local. O livro foi pensado a partir das “periferias” do Império, para além do centralismo na Corte e nos discursos dos seus principais personagens.

A ideia e o problema de se entender o centro e a periferia não são abordados no livro como compreensão do condicionante histórico de forma unilateral, mas são vistos como uma teia de trocas e influências que permeiam todas as atividades humanas em sentido mais amplo. Os autores fazem uma abordagem pormenorizada de trajetórias e articulações políticas e/ou sociais nas províncias de Pernambuco, Bahia, Piauí, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro que foram pensadas a partir de análises mais amplas.

O objetivo não é estabelecer uma análise definitiva sobre a política, as elites, a escravidão, a saúde, as famílias e a masculinidade, mas abrir um espaço de diálogo entre temas interligados que permitem uma discussão da cultura política do Brasil oitocentista a partir do plano local.

VEICULAÇÃO – A campanha “e-books para todos” foi divulgada no último dia 6 no programa jornalístico Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste. O diretor da Editora UFPE, Diogo Cesar Fernandes, falou sobre a leitura de livros eletrônicos em celular, tablet ou computador como estratégia de manutenção do isolamento social no contexto de prevenção à pandemia do novo coronavírus. O vídeo pode ser assistido na plataforma Globoplay.

Data da última modificação: 10/05/2021, 18:49