Notícias Notícias

Voltar

Campanha da Editora UFPE sugere download de livro sobre cobertura jornalística do movimento LGBT

E-book analisa abordagem de jornais pernambucanos a respeito da Parada da Diversidade de Pernambuco

No Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, celebrado hoje, a campanha “E-books para todos” da Editora UFPE chega à terceira semana com uma sugestão de leitura que lembra a importância do combate ao preconceito: “Mídia e Movimento LGBT: um estudo do campo jornalístico a partir da cobertura da Parada da Diversidade de Pernambuco”. O livro, que pode ser baixado gratuitamente, é resultado da dissertação de mestrado de Luiza Assis Falcão, aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

A obra digital tem como objeto o campo jornalístico – impresso e on-line – e a sua relação com as coberturas da Parada da Diversidade de Pernambuco feitas de 2002 a 2015 pelos jornais Diario de Pernambuco, Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Aqui PE. À luz dos conceitos de campo e de habitus de Pierre Bourdieu, de entrevistas e de matérias, a autora aborda a relação entre Movimento LGBT, jornais, jornalistas, editores e fotógrafos. São analisadas as mudanças em três níveis de disputa: entre jornais, entre indivíduos ligados à cobertura da Parada da Diversidade e entre os significados das categorias de percepção que estão em jogo com a articulação do Movimento LGBT em Pernambuco.

A pesquisadora mostra a importância da organização política de grupos discriminados – em especial, o LGBT – na luta simbólica contra as formas de percepção e classificação estabelecidas por outros grupos sociais. No livro, demonstra-se como o jornalismo tem um papel fundamental na transformação de preconceitos. A autora também reflete sobre as possibilidades de utilização de ferramentas on-line no processo de conscientização política de indivíduos em torno das questões LGBT.

ACERVO – O novo portal de livros digitais gratuitos da Editora UFPE continua a receber novos títulos diariamente. O acervo já conta com 233 obras e a previsão é de que, até o final de 2021, os internautas tenham à disposição para download cerca de 700 obras eletrônicas.

Data da última modificação: 17/05/2021, 18:47