Campanha da Editora UFPE destaca livro eletrônico sobre educação emocional em tempos de pandemia

Publicação tem como objetivo oferecer ao leitor estratégias para lidar com as emoções no cotidiano de convivência com a Covid-19

“Pandemia e pandemônio: reflexões sobre educação emocional em tempos de coronavírus” é a 6ª sugestão de leitura da campanha “E-books para todos”, iniciativa da Editora UFPE de divulgação do seu acervo de obras digitais de acesso livre. O livro, que foi organizado por Mariana Marques Arantes, é uma das 358 obras que atualmente podem ser baixadas de forma gratuita no portal do órgão suplementar.

A ideia para a publicação surgiu a partir de lives promovidas pelo Portal Educação Emocional, já durante a pandemia, através das quais pesquisadores de diferentes áreas refletiram sobre como nosso cotidiano está diferente e como saber ou não lidar bem com as emoções influencia a qualidade de vida. O portal está incubado no Porto Social do Recife, graças ao Programa de Apoio Emocional ao Educador de Escola Pública, e conta com o apoio do Núcleo de Educação e Espiritualidade da Pós-Graduação em Educação da UFPE, do Instituto de Formação Humana (IFH), do Projeto Redec da UFPE e do HubEducat – Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (UFPE/Positiva).

A obra aborda as emoções segundo diferentes perspectivas, divididas em quatro seções: o Estudo das Emoções; a Educação; o Ambiente de Trabalho; e as Relações Familiares. Essa divisão tem como objetivo organizar os 17 artigos que compõem a publicação de forma a facilitar a leitura de quem, eventualmente, esteja mais interessado em uma ou outra parte especificamente.

Na seção sobre o Estudo das Emoções, o leitor encontra seis artigos que tratam do exercício do autocuidado, dos efeitos da ansiedade provocada pelo distanciamento social, da promoção de resiliência, do funcionamento do cérebro sob estresse, da influência dos sentimentos em dores do corpo e do que significa um processo de educação emocional compreendido a partir da integralidade.

Quatro artigos tocam diretamente na grande área da Educação, versando sobre o processo formativo de educação emocional para docentes, a observação atenta de pais e educadores para mudanças no comportamento infantil, estratégias didáticas para o ensino a distância na época da educação 5.0, e estratégias de encantamento e engajamento dos professores.

Em relação ao Ambiente de Trabalho, dois artigos contribuem com reflexões sobre o estresse dos profissionais na área da saúde, especialmente para os que estão na chamada “linha de frente”, e a dificuldade de lidar com frustrações e adaptar-se ao novo.

No âmbito das relações humanas mais amplas, que é tema da seção Família por conta das contribuições úteis para todos os lares indistintamente, outros cinco artigos trazem reflexões sobre o uso de eletrônicos na infância, o papel dos pais no desenvolvimento de habilidades emocionais dos filhos através do esporte, a contribuição de uma escuta sensível e atenta para cuidar de si mesmo e das pessoas que nos importam, as formas de lidar com a pressão emocional das crianças isoladas em casa e o significado de sentir fome não por necessidade fisiológica, mas pela dificuldade de lidar com os sentimentos.

Data da última modificação: 07/06/2021, 12:20