Notícias Notícias

Voltar

Calendário Acadêmico Suplementar da graduação e critérios de inclusão regional para ingresso na UFPE estão na pauta do Cepe

Sessão ordinária remota do Cepe da Universidade, será realizada, na próxima sexta-feira (10), às 8h

A resolução que regulamenta o Calendário Acadêmico Suplementar para os cursos presenciais de graduação da UFPE está na pauta de apreciação e votação da sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade, a ser realizada, na próxima sexta-feira (10), às 8h, por meio de videoconferência. Também será votada a resolução que fixa critérios de inclusão regional na seleção de novos alunos para estimular o acesso à UFPE dos estudantes que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no estado de Pernambuco.

Segundo a proposta, o Calendário Acadêmico Suplementar é o período no qual as atividades acadêmicas, no âmbito da graduação presencial, serão realizadas por meio de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. 

Nesse contexto, as atividades serão feitas mediante Estudos Continuados Emergenciais (ECE), que formam um conjunto de medidas e estratégias educacionais excepcionais e temporárias para minimizar prejuízos à aprendizagem dos estudantes de graduação durante e após o período de isolamento social decorrente das medidas de contenção da Covid-19.

A proposta de resolução que regulamenta o Calendário Acadêmico Suplementar traz aspectos como datas, premissas dos Estudos Continuados Emergenciais, oferta de componentes curriculares e suas condições, matrícula, participação, frequência e avaliação. Conforme o documento a ser apresentado ao conselho, a oferta das atividades de Estudos Continuados Emergenciais é prerrogativa das unidades de lotação, sendo a sua adesão facultada aos docentes. E a adesão às atividades de Estudos Continuados Emergenciais é facultada aos estudantes. Ainda de acordo com a proposta, caso aprovada, o semestre letivo 2020.1 permanecerá suspenso para os cursos presenciais de graduação da UFPE, até posterior deliberação do Cepe.

INCLUSÃO REGIONAL – Outro ponto da reunião do Cepe diz respeito à resolução que fixa critérios de inclusão regional no processo seletivo de ingresso de novos alunos para estimular o acesso à UFPE dos estudantes que residem e que tenham estudado em escolas regulares e presenciais no Estado de Pernambuco. A proposta, a ser votada pelo Cepe, reafirma o Argumento de Inclusão Regional para todos os cursos presenciais dos campi Caruaru e Vitória e estende tal argumento para os cursos de Medicina, Cinema e Audiovisual, Oceanografia e Geologia do Campus Recife.

A escolha dos quatro cursos do Campus Recife justifica-se pelo fato de que, nos últimos quatro anos, eles apresentaram um percentual médio de ocupação das vagas acima de 20% por estudantes de outros estados da Federação.

Data da última modificação: 24/08/2020, 12:11