Braço Robótico desenvolvido no CIn é destaque na 6ª edição do Expojud 2022

Iniciativa ficou em 3º lugar na categoria Inovação Tecnológica

Alunos da Residência em Robótica comemoram a premiação

Estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Softex e o TRE-PE, participaram, na terça-feira (25), em Brasília (DF), da cerimônia de premiação da 6ª Edição do Expojud (Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito), com o projeto “Automatização da auditoria de funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições com uso de IA e Robótica”. A iniciativa ficou em 3º lugar na categoria Inovação Tecnológica.

No evento, foi apresentado o robô inteligente desenvolvido pela turma de Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software do CIn, através do convênio com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. O objetivo da residência é formar profissionais especializados e gerar oportunidades na área de software e hardware, em concordância com o propósito da Softex de fomentar a transformação digital brasileira. O robô desenvolvido é capaz de interagir com as urnas eletrônicas do TRE-PE para testes de integridade, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral.

EXPOJUD - O Judiciário Exponencial busca organizar os principais encontros de tecnologia e inovação do ecossistema de Justiça. O Expojud é o maior evento sobre a revolução exponencial desse segmento e possui o objetivo de promover debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Tem o objetivo de homenagear ações de inovação tecnológica dedicadas ao melhoramento das informações e serviços para a sociedade ou internos à instituições. A definição dos três vencedores de cada categoria (Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Inovação Social, Laboratórios de Inovação, Executivo de Tecnologia, Executivo de Inovação e Liderança Exponencial) passa pelo Comitê Julgador, composto por membros de reconhecida expressão intelectual e experiência.

Data da última modificação: 27/10/2022, 15:36