Biologia Aplicada à Saúde divulga edital para seleção de mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde (PPGBAS), do Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), divulgou edital com o processo seletivo para admissão ao corpo discente dos cursos de mestrado e doutorado, disponível no Boletim Oficial da UFPE nº 116 (download aqui), publicado no dia 4 deste mês.

Para inscrever-se no processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado, exige-se, respectivamente, graduação e mestrado compatíveis com as áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, ou áreas afins, realizados em instituições reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Será admitida à seleção de mestrado a inscrição condicionada de concluintes de curso de graduação, e à seleção de doutorado de concluintes de curso de mestrado. Para realizar a inscrição condicionada, faz-se necessária a entrega, juntamente com os demais documentos exigidos, de declaração de provável concluinte ou declaração de aluno regular matriculado, com prazo previsto para conclusão do curso, emitida pela instituição e assinada pelo coordenador do curso.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, até o dia 18 deste mês. Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico disponibilizado na página do programa e anexar os documentos comprobatórios exigidos. O processo seletivo será procedido pela Comissão de Seleção e Admissão designada pelo colegiado do programa, formada por três membros. A seleção contará com duas etapas, que incluem avaliação do currículo e avaliação e análise do pré-projeto de pesquisa.

Ao todo, são fixadas oito vagas para o curso de mestrado e seis vagas para o curso de doutorado. Serão reservadas 30% das vagas para pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas e trans (transexuais, transgêneros e travestis). Além disso, uma vaga institucional adicional de cada curso é disponibilizada para servidores ativos e permanentes da UFPE que, aprovados na seleção, não tenham logrado classificação.

O número final das vagas poderá ser alterado de acordo com o colegiado do curso, após a seleção, dependendo da qualidade dos candidatos e da possibilidade de supervisão dos professores. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 10 de agosto.

ppgbas@ufpe.br

Data da última modificação: 06/07/2022, 14:52