Aula Magna na Concha Acústica marca abertura do semestre letivo 2022.1 da UFPE

Atividades voltaram a ser presenciais nos três campi da Universidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recepcionou hoje (27) a comunidade acadêmica com o início do semestre letivo 2022.1 da graduação. A abertura contou com a Aula Magna proferida pelo reitor Alfredo Gomes, nesta manhã, na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife. Este semestre marca também o retorno à modalidade presencial integral das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão após quatro semestres regulares de atividades híbridas, além de um semestre suplementar, decorridos ao longo da pandemia da covid-19 (durante esse período, alguns cursos da área de saúde mantiveram suas atividades presenciais).

Fotos: Bernardo Sampaio

Reitor proferiu a Aula Magna destacando papel relevante da universidade para a sociedade

“Sejam todos e todas muito bem-vindos a essa nova etapa da vida da Universidade”, desejou o reitor a estudantes, pró-reitores, diretores e vice-diretores de centros acadêmicos, professores e técnicos administrativos que lotaram a Concha Acústica. O vice-reitor Moacyr Araújo, também presente à cerimônia, destacou sua alegria e satisfação em ver o espaço repleto de pessoas. “A Universidade Federal de Pernambuco é a casa da ciência, é a casa da educação. A UFPE é a casa da sociedade pernambucana, é a casa da sociedade brasileira em todas as suas dimensões”, assegurou. Ele também ressaltou a formação cidadã que os alunos terão na instituição, ultrapassando conteúdos formativos e unindo todos em prol de uma sociedade melhor.

A pró-reitora de Graduação, Magna Silva, destacou o tema da volta às aulas (“Chega aí – UFPE: Aqui é o meu lugar; Aqui é o nosso lugar”), que traz a ideia de pertencimento (o “meu lugar”) e de coletividade (o “nosso lugar”). “Como nosso lugar, nós precisamos defender esse espaço, nós precisamos qualificar esse espaço com as nossas práticas, com nosso empenho, com a qualidade do nosso ensino, com a qualidade da nossa aprendizagem, com respeito ao outro, mas, principalmente, fazendo valer esse espaço”, afirmou.

A UFPE possui 113 cursos de graduação, sendo 107 presenciais (nos campi Recife, Caruaru e Vitória) e seis na modalidade a distância. Ao todo, são aproximadamente 34 mil graduandos, dos quais 4.025 são ingressantes em 2022.1. Neste semestre letivo, a Universidade oferta mais de 4.500 componentes curriculares e mais de 7.500 turmas presenciais na graduação.

Alunos de todos os centros foram recepcionados na Concha Acústica

Após as falas protocolares, o evento prosseguiu com a apresentação da Aula Magna intitulada “Políticas públicas para a educação superior no Brasil: um balanço das duas últimas décadas”. “Eu gostaria de trazer hoje, nesta Aula Magna, uma mensagem de esperança, de crença no presente e no futuro, tendo em vista que nossa comunidade acadêmica volta a frequentar a nossa universidade, nos três campi, de forma totalmente presencial, de forma plena, depois de dois anos, três meses e dez dias desde o início da pandemia do SARS-CoV-2”, declarou o reitor Alfredo Gomes em sua aula.

Entre os aspectos abordados está o relevante papel das universidades na produção do conhecimento e no enfrentamento da pandemia da covid-19. Também foram mencionadas as políticas de democratização da educação, que ajudam a impulsionar o desenvolvimento social de forma inclusiva e plural. Entre as ações estão a expansão do quadro de professores e técnicos administrativos, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e o sistema de cotas para ingresso de alunos. Segundo o reitor, atualmente o Brasil tem 69 universidades federais, que somam mais de um milhão de matrículas de estudantes.

MESA – A mesa solene do evento de hoje (27) foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pela pró-reitora Magna Silva; pelo pró-reitor para Assuntos Estudantis, Fernando Nascimento; pela diretora do Centro de Biociências (CB), Oliane Magalhães; pelo presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), Cristovam Martins; por Sebastião Soares, representando os técnicos administrativos em Educação; por Emanuel George, estudante de Publicidade e Propaganda e representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Pernambuco; e por Maria Elaine, estudante de Licenciatura em Geografia e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Durante a cerimônia, foi exibido um banner em homenagem ao indigenista Bruno Pereira (ex-aluno da UFPE) e ao jornalista inglês Dom Phillips, ambos assassinados, este mês, no Vale do Javari, no Amazonas.

INTERIOR – A Aula Magna também será proferida nos campi do interior. No Centro Acadêmico de Vitória (CAV), a cerimônia acontece, amanhã (28), às 14h30, no auditório do CAV. O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, realiza o evento, no dia 4 de julho, às 19h, na quadra do centro.

Data da última modificação: 28/06/2022, 15:19