Audiência Pública para reafirmação dos princípios freireanos será amanhã (13)

A audiência foi mobilizada pelo Movimento Pernambucano de Reafirmação das Ideias Freireanas, entre eles a Cátedra Paulo Freire da UFPE

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza a audiência pública “Movimento pernambucano de reafirmação dos princípios freireanos e de repúdio à proposta de revogação do título de patrono da educação brasileira conferido a Paulo Freire”. A sessão ocorrerá às 14h30 de amanhã (13), no Auditório Sergio Guerra da Alepe, localizada no bairro da Boa Vista.

A audiência foi mobilizada pelas instituições que coordenam o Movimento Pernambucano de Reafirmação das Ideias Freireanas, entre eles a Cátedra Paulo Freire da UFPE. O movimento é constituído por instituições, entidades e movimentos sociais, com representação nas sociedades civil e política.

A Sugestão Legislativa n° 47, de 2017, de revogação da Lei nº 12.612/2012, que conferiu a Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira, está em consulta pública e tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (Secretaria de Apoio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) do Senado Federal.

CÁTEDRA - A Cátedra Paulo Freire representa o reconhecimento institucional da importância da preservação da memória e do espaço de produção da Pedagogia Paulo Freire. Instalada no Centro de Educação (CE), desde 2009, a cátedra traduz o reconhecimento da comunidade acadêmica da UFPE à relevante contribuição social, política e pedagógica do Educador Paulo Freire à humanidade, a partir da Educação e é, ao mesmo tempo, uma homenagem a um professor da Universidade, reconhecido internacionalmente e considerado como educador do mundo.

Data da última modificação: 12/12/2017, 15:25